Presidente da Câmara Municipal de Jardim assume Prefeitura


O presidente da Câmara de Vereadores de Jardim, João Cláudio Brito Coutinho (PTC), assumiu interinamente na tarde do último sábado a Prefeitura do município. O vereador ocupou o lugar de Fernando Neves Pereira da Luz (PMDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso do poder econômico para sua candidatura nas eleições municipais de 2008.

Como seu vice, Etelvino Leite Bringel (PSDB), também foi cassado no mesmo processo, o presidente da Câmara Municipal teve que assumir a Prefeitura. A decisão do TSE foi tomada na ultima quinta-feira - mantendo a cassação dos mandatos e confirmando a definição do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).

Isso porque, em maio do ano passado, o pleno do Tribunal já havia tomada decisão semelhante. Na ocasião, a Justiça Eleitoral, inclusive, atribuiu a sentença de inelegibilidade pelo prazo de três anos subsequentes ao pleito de 2008, além da cassação dos diplomas e anulação dos votos obtidos. Mas, o ex-gestor recorrer da decisão.

TRANSMISSÃO DE CARGO
Como publicou o jornal O Estado, na última quarta-feira, o clima é tenso no município, por conta das ameaças proferidas pelo gestor cassado. Mas, segundo o novo prefeito, a sessão de transmissão do cargo ocorreu de “forma tranquila”. Logo após ele saiu em caminhada até a Prefeitura. Lá, João Cláudio Brito afirmou que, hoje, uma nova equipe assumirá. O objetivo, conforme ele, é trazer maior transparência para as ações do Município.
“Tenho pessoas de confiança e retornaremos os trabalhos hoje”, salientou o prefeito, acrescentando que as contas do Município estão comprometidas por causa dos débitos. E, inclusive, os servidores estão com salários atrasados.

Questionado se acreditava na cassação de Fernando Neves, o prefeito disse que, desde 2008, a população aguardava por esta definição. Com a posse de Brito como presidente interino, a presidência da Câmara fica com José Barreto (PSB).

PROVIDÊNCIAS
Assim que recebeu a mensagem, o presidente do TRE/CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, assinou despacho, mandando cumprir imediatamente a decisão do TSE.
Agora, dentro de 60 dias, a Justiça Eleitoral do Ceará vai se reunir para decidir se haverá novas eleições, no município de Jardim. O próximo prefeito terá um mandato inferior a um ano, tendo em vista as eleições municipais de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário