País prepara medidas para conter queda do dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem a investidores estrangeiros em Londres que o Brasil vai adotar novas medidas para conter a valorização do real. Sem dar detalhes, ele afirmou que as novas ações podem envolver o mercado futuro e de derivativos.

“A última coisa que um governo faz é anunciar quais medidas tomará na área cambial. O que posso dizer é que os senhores podem esperar mais medidas para atenuar os efeitos dessa valorização excessiva’’, disse, durante evento promovido pelo banco BTG Pactual.

Desde o ano passado, o governo elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de investimentos estrangeiros e empréstimos de brasileiros no exterior. Ontem, o dólar fechou a R$ 1,554 -menor cotação desde janeiro de 1999. Hoje, subiu pela primeira vez após seis dias de queda, para R$ 1,56: alta de 0,7%.

Além da fala de Mantega, o rebaixamento da nota de investimento na dívida de Portugal pela agência classificadora de risco Moody’s trouxe apreensão ao mercado.
O ministro também garantiu que o governo não permitirá a tomada excessiva de crédito por brasileiros. “Senão, eles ficarão endividados em dólar ou outra moeda estrangeira e isso pode causar problemas no futuro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário