Obama: país está perigosamente próximo da moratória


Obama em pronunciamento na TV - Foto: /Reuters
Em discurso transmitido à nação, pela TV, na noite de [ontem], o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o país está "perigosamente perto da possibilidade de uma moratória da dívida", que pode custar empregos e causar sérios danos à economia dos EUA.

- É um jogo perigoso, que nunca jogamos antes, e não podemos fazê-lo agora - advertiu.

Obama disse que democratas e republicanos têm a responsabilidade de enfrentar o desafio da dívida americana e solucionar a questão e acusou republicanos de serem obstáculo no caminho do acordo, por apresentarem propostas baseadas exclusivamente em corte de gastos do governo.

Ele criticou o plano recém-criado pelos republicanos para evitar um default e disse que os líderes Congresso precisam produzir uma proposta de acordo para chegar à sua mesa antes de 2 de agosto, prazo para elevação do teto da dívida, sem que o país deixe de honrar seus compromissos.

O presidente acusou a intransigência dos republicanos, criticou a oposição por fazer o aumento do teto de endividamento "refém" do debate sobre a redução do orçamento, e exigiu que "milionários e bilionários" aceitem fazer sua parte pelo bem do país ao abdicar dos cortes de impostos com que foram beneficiados no governo de George W. Bush.

Nenhum comentário:

Postar um comentário