Inesp apresenta balanço de atividades do primeiro semestre de 2011


O Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), órgão técnico e científico de assessoramento de ações inovadoras da Assembleia Legislativa, apresentou o relatório de seus trabalhos referentes ao primeiro semestre de 2011.

Entre suas principais atividades, está o Fórum de Idéias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), que realizou cinco edições nesses primeiros seis meses do ano, abordando os temas: “Vida, Mobilidade e Felicidade Urbana”; “Ideias para o Crescimento Econômico com Equidade Social”; “Economia Verde. Uma Agenda Positiva nas Esferas Públicas e Privadas”; “O Cinema Brasileiro no Contexto Audiovisual Contemporâneo” e “Experiências Internacionais e Nacionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”.

Para o presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB), o FIP mostra que o parlamento é também um local de debates de ideias, sugestões e propostas. Já o presidente do Inesp, Paulo Linhares, defende que o fórum provoca análises sobre o comportamento social do brasileiro e seus reflexos na sociedade como um todo. “O FIP servirá de referência para as políticas públicas do Estado”, disse Paulo Linhares.

O instituto conta com os centros de Comunicação Social; Documentação, Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas; Cultura e Arte; Centro de Publicações i.Editora e Centro de Debates e Mobilização Política e Social, que desenvolvem trabalhos de caráter integrado, com a finalidade de potencializar resultados e otimizar recursos.

O Centro de Debates e Mobilização Política e Social realizou, entre outras atividades, o projeto “Ponto de Vista: Um tema. Um comentário. Dois pontos de vista”; lançamentos de livros como “Fortaleza – Uma Breve História, de autoria do deputado federal Artur Bruno (PT-CE) e do historiador Airton Farias; alguns debates do FIP e a solenidade de lançamento do CadCopa.

Além disso, o Centro de Debates realizou quatro edições da Jornada Municipalista, alcançando 49 municípios, evento que reúne prefeitos e autoridades das cidades aniversariantes de cada mês, em solenidade no Plenário 13 de Maio.

Entre as atividades do Centro de Documentação, Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas (CDPA) está o levantamento dos diversos tipos de documentos produzidos pelos setores da Casa, como a documentação legislativa, jurídica, processos licitatórios e documentos administrativos e financeiros. Além disso, houve a elaboração de um banco de autoridades para formação de convênios e intercâmbios, e a visita aos técnicos responsáveis pelos Centros de Documentação de cada órgão público, com levantamento de estrutura e processos.

O CDPA criou também o Comitê de Acompanhamento das Ações Relativas à Preparação e à Realização da Copa 2014 no Ceará (CadCopa) e o Observatório de Políticas Públicas e de Indicadores Econômicos, Sociais e Culturais do Ceará.

Já o Centro de Cultura e Arte (CCA), priorizou o planejamento da Bienal do Homem e da Mulher Cearense e do Centro das Culturas do Ceará.

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