Nova cultivar da Embrapa aumenta a produtividade de arroz

Os produtores de arroz do Sul do País poderão contar, no plantio da próxima safra, que em algumas regiões têm início no mês de setembro, com a cultivar BRS Sinuelo CL, lançada neste ano pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa cultivar foi desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado e Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a BASF. Sua comercialização está sob a responsabilidade da Embrapa Transferência de Tecnologia.

A BRS Sinuelo é tolerante ao herbicida Only® que, em lavouras manejadas por meio do Sistema Clearfield® Arroz, auxilia no controle eficaz do arroz vermelho sem a redução da produtividade pela competição com a invasora. Uma das principais limitações à cultura do arroz é a invasora arroz-vermelho em decorrência da redução da produtividade e qualidade do produto final, da dificuldade de controle, da extensão e do alto grau de infestação das áreas cultivadas.

O arroz-vermelho eleva os custos de produção, deprecia o valor das áreas cultivadas, e os agricultores quando entregam o produto contaminado com índices superiores a 2% de impurezas são penalizados pelas indústrias e demais componentes da cadeia produtiva com perdas expressivas no valor de venda do produto.

A cultivar BRS Sinuelo apresenta tolerância ao acamamento, às principais doenças do arroz, como a bruzone e a queima de bainhas, além de média resistência a estresses abióticos como toxidez de ferro e tolerância ao frio. Também é resistente ao degrane, não apresenta pilosidade e, ainda, possui alto rendimento industrial e boa qualidade de grão.

A cultivar é de ciclo médio e tem um tipo de planta moderna, com folhas eretas e porte baixo, alta capacidade de perfilhamento e excelente potencial produtivo, marcadamente nas regiões do RS, onde as médias são mais elevadas (Fronteira Oeste e Campanha). Quando utilizada no Sistema de Produção Clearfield®, a BRS Sinuelo apresenta vantagens indiretas como redução do custo de produção e melhor aproveitamento da adubação nitrogenada e ainda redução dos descontos pela indústria.

A importância do Arroz para o Rio Grande do Sul - O estado do Rio Grande do Sul é o responsável pela maior produção de arroz no Brasil, contribuindo com 63% da safra de 2008/2009, conforme estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. Esse estado cultivou na safra 2010/2011, cerca de, 1,15 milhão de hectares com uma produtividade média em torno de 7,6 toneladas por hectare, segundo dados estimados pelo Instituto Riograndense do Arroz - IRGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário