Nova Casa - Moradores do João Lopes saem de área de risco


Por Souto Filho
soutofilho@oestadoce.com.br

Os moradores do entorno do Açude João Lopes, no Álvaro Weyne, agora têm outro endereço. Ontem, 170 famílias foram retiradas daquela área de risco e levadas para o recém-construído Conjunto Maria José Gomes, distante pouco mais de dois quilômetros do antigo local. Com luz, água e sistema de esgoto, os moradores não vão mais se preocupar com enchentes ou outros problemas originados pela falta de infraestrutura urbana. As 80 unidades habitacionais custaram R$ 6,7 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto foi desenvolvido através de uma demanda do Orçamento Participativo (OP). O eletricista Antônio Adalto de Carvalho não se continha de alegria dentro de sua nova casa. Segundo ele, o espaço é bem maior e, agora, poderá dar um quarto exclusivo para as duas filhas. Antônio disse ainda que o novo endereço oferece mais segurança e está melhor localizado.
“Hoje vou dormir feliz. Agora estou mais seguro e não preciso me preocupar com as chuvas e enchentes. Estou morando em uma casa de quatro compartimentos, coisa que nunca tive na vida. Uma de minhas filhas também conseguiu sua casa própria e está morando logo abaixo de mim [o conjunto possui dois andares]. Agora, é só trabalhar para poder comprar o que está faltando”, disse.

NÃO DÁ PARA AGRADAR A TODOS
Entretanto, uma moradora não estava 100% satisfeita com a nova casa. Ainda arrumando os móveis após a mudança, a dona de casa Luciene Pereira do Nascimento mostrou-se decepcionada com o tamanho da residência e relutou em mudar de endereço. Mas, quando questionada sobre a oportunidade de sair de uma área de risco, a moradora “se desarmou” e agradeceu a mudança.

“Minha outra casa era bem maior. Não estava querendo me mudar, mas sei que vai ser melhor pra mim e minhas duas filhas. Apesar do pouco espaço, vou poder colocar cada filha em um quarto. Isso era um sonho meu. Sei que morava em uma área de risco, mas ainda estou um pouco desconfiada. Vamos torcer para que aqui seja melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário