Habitação - Veveu entrega Residencial Padre Zé

Primeira chave e a entrega simbólica do Conjunto

Estrada do conjunto

Autoridades

A família de Maria de Fátima

A autoestima sobralense chegou na casa de dona Maria de Fátima Souza Santos. Sob seu teto moravam sete filhos e 14 netos. Viviam à beira do Riacho Mucambinho, no bairro Sem Terra, repartido entre Padre Palhano e Dom José. Moradia de risco físico por causa das enchentes e de saúde pelos esgotos a céu aberto que passeavam pelo riacho. Isso tudo mudou. Ontem à noite, numa festa cheia de fogos e música, o prefeito Veveu Arruda, ao lado do homenageado, deputado federal Padre José Linhares, entregou aos moradores daquele charco, um conjunto habitacional que prima pela inovação. Da família de dona Fátima, Cleidiane Souza Santos e Francicleide Souza Santos, ganharam, cada uma, uma casa.

Como o chão era relativamente pequeno para abrigar as pessoas que tinham casebres, com decência, os arquitetos da Prefeitura de Sobral optaram por construir apartamentos em blocos de dois e de quatro habitações, todas com cerca de 50 metros quadrados. Cada uma tem dois quartos, sala, banheiro, cozinha, lavanderia e um quintal. Como requinte para um conjunto habitacional para pessoas de baixa renda e salvas de áreas de risco, o gas é canalizado e os botijões ficam longe das casas. – Isso encareceu o projeto, diz um engenheiro da obra, mas ficou muito bom e com segurança absoluta.

Ao todo, o conjunto terá, em duas etapas, quatrocentas habitações. A área está toda saneada e pavimentada. Tem água, luz, telefone, escola, um equipamento só para o funcionamento de um CRAS, drenagem e esgoto, além da canalização que foi feita para que o Riacho Mucambinho corra sem sofrer os danos dos esgotos e dejetos jogados anteriormente. Há áreas reservadas para esportes e lazer, com equipamento para exercícios físicos ao ar livre, além da reserva de áreas para futuros empreendimentos comerciais em seu entorno.

Para a engenheira Juracy Neves, secretária de Planejamento, Controle Urbano e Meio Ambiente, o Residencial Padre José Linhares, não só resgata a cidadania daquelas pessoas como externa o sentimento que se cultua na cidade, a sobralensidade. Quem recebeu a casa, recebeu junto um Manual do Proprietário. E mais: a Prefeitura deu-se ao luxo de decorar um dos apartamentos, todo com material reciclado e distribuiu uma cartilha de como construir móveis, cortinas, camas e decorar as paredes. – Nós somos assim e achamos que todo mundo gosta do que é bom e bonito, diz um engenheiro sobralense, auxiliar de Juracy Neves.

O prefeito Veveu, quando trata do assunto moradia, deixa claro que dentro da sua política voltada para o atendimento dos mais pobres, está empenhado em tentar diminuir ainda mais o déficit habitacional de Sobral, assegurando um maior número de residências. Sobre a homenagem ao Padre Zé, Veveu explica que é o reconhecimento do município a quem tem se debruçado durante tantos anos sobre a melhoria de qualidade de vida das pessoas. Para Veveu o evento de ontem significou o primeiro passo da atual gestão em sua ação de fazer Sobral cada vez melhor e sua gente mais feliz.

O Padre Zé agradeceu pela homenagem com um discurso emocionado. Falou de sua atuação ao longo dos anos, tendo por base o slogan que o credencia junto à comunidade: Saúde, Trabalho e Fé. Para o Padre Zé é fundamental que o povo possa ter trabalho para ter dignidade, saúde para ter força na vida e fé para atingir seus objetivos. O deputado participou, ao lado do prefeito Veveu Arruda, da entrega das chaves dos apartamentos a três chefes de família: Tereza de Souza, Gerarda Cândida Ferreira e Francileide Dantas de Moura, moradoras da área. Em seguida à solenidade houve show musical com o grupo Magníficos.
Veja detalhes em www.oestadoce.com.br(geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário