Fernando Hugo alerta para avanço da dengue no Ceará

Em pronunciamento na sessão plenária desta sexta-feira (08/07), o deputado Fernando Hugo (PSDB) chamou a atenção do Governo do Estado, das prefeituras e demais lideranças cearenses para os números alarmantes da dengue no Ceará. “Saúde de primeiro mundo não é só construção de hospitais e policlínicas como se está fazendo aqui”, criticou.

Ele defendeu um combate efetivo, durante todo o ano, dos focos do mosquito transmissor da doença uma vez que de 2009 a 2010 houve aumento de 569% nos casos graves da dengue e de 469% do total de notificações. “É preciso uma ação efetiva e permanente para que nós cearenses não tenhamos mais o desprazer de ver nos jornais manchetes como esta de hoje do Diário do Nordeste: Dengue alcança números alarmantes no Estado”, disse.

Segundo o deputado, no ano passado, foram registradas pelo Ministério da Saúde cinco mortes por dengue no Ceará, número que chegou a 60 este ano. “É um fato desastroso para o Estado liderar o ranking nacional de óbitos por essa doença ‘mediavalesca’”, considerou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) lembrou que as chuvas isoladas deste período em Fortaleza podem prolongar o processo de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e que se não houver ações de combate os casos poderão aumentar.

O deputado Gomes Farias (PSDC) disse que o poder público deve permanecer em alerta, mas precisa contar com o apoio da sociedade. “Há necessidade de uma campanha para mostrar ao cidadão do campo e da cidade que ele precisa participar deste trabalho de prevenção”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário