Ex-prefeito José Geraldo da Cruz foi eleito "Juazeirense do Século"

Uma enquete promovida pela Rádio Progresso de Juazeiro do Norte, através do link - http://www.radioprogressoam.com.br. e encerrada ontem elegeu o ex-prefeito da cidade,, José Geraldo da Cruz, como o "Juazeirense do Século". A promoção enseja-se nas comemorações do "Centenário de Juazeiro do Norte", a transcorrer este ano. Dos indicados figura José Geraldo da Cruz, farmacêutico da "Farmácia dos Pobres" e líder político da região. Durante 17 anos ele foi enfermeiro do Padre Cícero. Ao lado do pai do ex-governador Adauto Bezerra, deu início a luta pela emancipação política da Terra do Padre Cícero, da cidade do Crato, em 1911. Homem de visão, fundou a 1ª escola do município o “O Grupo Padre Cícero” e a Escola Normal Rural. De José Geraldo, o sociólogo e historiador norte-americano Ralph Della Cava, autor da 1ª obra aprofundada sobre o religioso cearense, "Milagre em Joaseiro", o cita várias vezes como fonte de referências. José Geraldo fez o 1º saneamento básico na cidade, fundou a Associação Comercial e editou o jornal "O ideal", em 1924, para defender-se dos ataques do deputado federal Floro Bartolomeu, que enciumado por sua ascensão e prestígio, passou a lhe fazer oposição. É dele o mérito de implantar a 1ª agência do Banco do Brasil e era de sua propriedade o terreno, por ele doado, para instalar o Banco do Nordeste. Teve a visão de lançar na política, o então Cel. do Exército, o jovem Adauto Bezerra, apoiando-o a deputado estadual em 1958, pela extinta UDN quando exerceu o seu primeiro mandato.
Retidão de caráter, ética, humildade e doação pautaram a vida pública de José Geraldo da Cruz.. Fundou a 1ª casa bancária do Cariri, depois Banco de Juazeiro, o embrião do atual BIC, dos irmãos Bezerra. Aliás, o jornalista Pedro Gomes de Matos Neto, no centenário de seu nascimento, em 1989, lançou um opúsculo intitulado: "José Geraldo da Cruz: O Boticário de Juazeiro - Traços e Episódios de Sua Vida", obra citada pelo escritor Lira Neto no "Padre Cícero: Fé e Guerra no Sertão", que a Rede Globo está a produzir minisérie. Zé Geralddo faleceu aos 88 anos em 10 de março de 1978, ainda com plena lucidez e ainda na atividade política presidindo o extinto partido político, Arena, Aliança Renovadora Nacional.
José Geraldo da Cruz foi prefeito de Juazeiro do Norte cinco vezes, não consecutivas, sendo três delas eleito diretamente pelo voto popular e duas ocasiões nomeado interventor do município. Seu filho o ex-deputado estadual, em cinco legislaturas, Carlos Cruz, também governou a cidade por duas vezes. É sua neta a deputada estadual Ana Paula Cruz que exerceu mandato por duas ocasiões e poderá assumir novamente uma cadeira na Assembléia Legislativa caso o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, acate a recontagem de votos promovida pelo TRE, a pedido do PT, e que reconheceu o direito do então suplente de deputado estadual Professor Pinheiro, da coligação que elegeu Cid Gomes ao governo, atualmente Secretário de Cultura do Governo do Estado, seja efetivado na vaga de Stanley Leão. A decisão do TRE, entretanto cabe recurso.
Particiapram da votação 10.604 internautas sendo que José Geraldo da Cruz obteve 6.109 indicações seguida pelo ex-governador Adauto Bezerra, com 4.316 votos. Figuravam ainda na relação indicada pela Rádio Progresso para ser homenageado como "Juazeirense do Século", as seguintes personalidades: Assunção Gonçalves, com 52 sufrágios; o ator da Rede Globo, juazeirense de nascimento Zé Wilker, com 52 votos; o Padre Azarias Sobreira, 25 e ainda Lourival Marques com obteve dois votos. Os internautas fizeram ainda 65 indicações de outras personalidades da cidade do Padre Cícero mas que não foram computadas porque não figuravam na relação dos indicados para serem votados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário