Estelionato - DDF prende homem que agia na Capital

Um homem acusado de cometer crimes de estelionato foi preso em Fortaleza nas últimas horas. Com Antônio Alexandre Alves, as equipes da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) apreenderam um equipamento “chupa-cabra”, utilizado para copiar senhas de cartões de crédito e bancários de vítimas. O aparelho estava acoplado à máquina de um supermercado, em Parangaba.

As equipes da DDF estavam investigando o caso há algum tempo, contou o delegado titular, Jaime de Paula Pessoa Linhares. “Encontramos o “chupa-cabra” em um caixa eletrônico de um terminal de atendimento. Todo o equipamento foi recolhido e está sendo submetido à perícia”.

Quanto ao acusado de ser o dono do “chupa-cabra”, ele foi autuado em flagrante por tentativa de estelionato. Pelo crime, pode pegar de um a cinco anos de prisão. E ele já tem antecedentes, contou o delegado. “Ele já esteve preso, em 2007, também pelo uso de materiais como estes descobertos no supermercado da Parangaba”.

Crimes nas férias
Durante o período de férias, o titular da DDF informou que se tornam mais frequentes crimes, como o uso de “chupa-cabras” e outros tipos de golpes, como o conto do bilhete premiado. “A cidade fica cheia de visitantes. Tem muita gente que chega do interior ou de outros estados e não tem qualquer informação sobre a cidade e acaba enganada”.

O delegado orienta que as pessoas devem ficar mais alertas. “O ideal é tomar muito cuidado e ter atenção no momento de utilizar um caixa eletrônico. Não é aconselhável também receber ajuda de desconhecidos e, no momento de digitar uma senha ou retirar alguma quantia, colocar sempre a mão sobre o teclado, para impedir que seja visto quando digitar uma senha”.

Outra orientação deixada pelo titular da Defraudações é quanto a procurar a Polícia. “Sempre que estiverem diante de uma situação assim, com perda de senha ou sendo enganado por alguém, as pessoas devem procurar a Polícia. A denúncia da população auxilia muito o nosso trabalho”. A DDF atende a população pelo telefone 3101-7338.

Nenhum comentário:

Postar um comentário