Eleições - PT lança lista de candidatos à Prefeitura


Na corrida sucessória para manutenção da chefia da Prefeitura de Fortaleza, membros do diretório estadual e municipal do PT apresentaram ontem uma lista com 13 possíveis candidatos do partido para disputar as eleições de 2012. A legenda, desta forma, dá início aos primeiros preparativos.
A prefeita e presidente estadual do PT, Luizianne Lins, disse que a divulgação dos nomes é um sinal de que o partido tem “quadros” para disputar as eleições. No entanto, primeiramente, será feito uma formatação de propostas a ser apresentada à população. A informação foi feita ontem, durante reinauguração da Praça da Igreja de Santo Afonso, na Parquelândia.
Luizianne afirmou ainda que irá buscar um consenso internamente e, caso necessário, apelará para prévias. “As Executivas identificaram 13 nomes com potencial eleitoral e administrativo. Ou seja, o PT não tem problema de nome. Agora, vamos aprofundar a discussão política”, explicou.
Para aprofundar esse debate político, o Partido dos Trabalhadores vai realizar o seminário “Discutindo Fortaleza”, de agosto a dezembro deste ano. Dividido em seis encontros, o seminário terá quatro temas: “O PT e os avanços do governo popular na Capital”, “Governo popular e políticas públicas na gestão municipal”, “Setores sociais e políticas públicas em Fortaleza” e “Construindo as bases de um programa de governo para as Eleições 2012”.
Foram indicados: presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), Acrísio Sena, líder do governo na Assembleia, Antônio Carlos, deputado federal Artur Bruno, secretário de Cidade, Camilo Santana – recentemente, indicado pelo governador Cid Gomes (PSB), secretário de Meio Ambiente do Município, Deodato Ramalho, coordenador de Mobilização Popular, Elmano de Freitas, vereador Guilherme Sampaio, presidente do Imparh, Irís Tavares, vice-presidente estadual, Joaquim Cartaxo, senador José Pimentel, secretaria especial do Centro, Luíza Perdigão, presidente da Habitafor, Roberto Gomes, e o articulador político da Prefeitura e suplente de senador, Valdemir Catanho. Pelo twitter, o líder do governo na AL, Antônio Carlos, agradeceu a indicação dos correligionários, ressaltando que a indicação será feita de forma democrática.

Manutenção da aliança
O deputado federal Mauro Benevides (PMDB) defendeu, em entrevista ao jornal O Estado, a manutenção da aliança que apoia o governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita Luizianne Lins (PT). “Essa aliança vem elevando o Ceará, interior e capital, por isso, ela deve ser preservada, porque será a certeza de melhores condições de vida para a população”, cita.

Apesar das indicações apresentadas pelo PT, ele aposta que o candidato será fruto de uma “unidade” entre os partidos da base aliada. Com relação ao candidato ser do PMDB, disse que o diretório deve fazer uma avaliação profunda para que seja possível tomar uma decisão consciente com relação às condições de obter um resultado positivo nas urnas do ano que vem.

Além dessa avaliação, o parlamentar lembra que é preciso o PMDB conseguir o sinal verde de partidos da coligação, como PT, PSB e PC do B. Para ele, sem esse entendimento vai haver racha na aliança e isso poderá não ser bom, porque deixa a oposição, possivelmente constituída de PPS, PSDB, PR e DEM, fortalecida. “Quem tem de ganhar essa eleição é a aliança situacionista que tem que partir totalmente unida”, alerta.

Ele assegura que o partido tem nomes para enfrentar o desafio, um deles Eunício Oliveira, mas adverte que candidatura própria só se for com entendimento total com a aliança. O parlamentar lembra que o governador Cid Gomes já apontou o nome de Camilo Santana (PT) para ser o candidato da coligação e isso mostra que ele está inclinado a apoiar o candidato do partido da prefeita Luizianne Lins.

Benevides não quis falar sobre a administração da prefeita Luizianne Lins, mas disse que o substituto dela, de qualquer partido da coligação, deve estar totalmente ligado ao governador Cid Gomes para que a capital possa acompanhar o crescimento do Ceará como vem acontecendo até agora. “O próximo prefeito de Fortaleza deve ter muita capacidade para que o crescimento seja uma constante na nova administração municipal”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário