Corregedoria do TCE analisa denúncias

Oficialmente, só na terça-feira, o pleno do TCE conhecerá o pedido de afastamento do presidente do órgão

O corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Pedro Timbó, já está tomando as providências para a instauração do processo com o intuito de averiguar o envolvimento de pessoas ligadas ao presidente afastado do Tribunal, Teodorico Menezes, em supostos desvios de recursos públicos estaduais. A informação é do presidente em exercício do TCE, Valdomiro Távora, ao salientar que já existe procedimento em aberto, para apurar as denúncias.

Embora Teodorico Menezes já esteja afastado de fato do Tribunal, o pleno do TCE só deverá votar o pedido de afastamento na próxima terça-feira, quando o procedimento será levado para apreciação. "A suposta participação dele (Teodorico) nas irregularidades já é motivo pra aprovar o afastamento, mas é preciso lembrar que ele não foi condenado ainda, está apenas sendo investigado", disse Valdomiro.

Valdomiro Távora disse, ainda, que os servidores da Secretaria de Controle Externo do TCE já iniciaram o trabalho de análise de documentos referentes aos convênios de kits sanitários firmados, priorizando os municípios já alvo de denúncias.

Amostragem

No entanto, informou ele, os outros 51 municípios onde há convênios com a Secretaria de Cidades para kits sanitários também serão investigados. Conforme informou, engenheiros da Inspetoria de Obras do TCE já estão indo aos cinco municípios alvo de denúncias, para analisar se o objeto do convênio foi construído ou não. Nos demais, essa averiguação in loco deverá ser feita por amostragem.

Valdomiro Távora informou que o Tribunal de Contas do Estado tem realizado o trabalho de fiscalização do dinheiro liberado pelo Governo do Estado nesse tipo de convênio, mas, como a demanda é grande e a Corte não tem o número de funcionários o suficiente para atendê-la, as inspeções são feitas por amostragem e após a prestação de contas.
Deu no DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário