Coluna do blog


A maldição dos 27
1970! Minha geração parecia ter direito a ouvir seus sons e viajar no sempre novidadoso rock de tantos talentos. Encantava a todos nós, a guitarra de Jimmy Hendrix. Enlouquecia os mais exaltados a voz rouca inconfundível de Janis Joplin. Os dois tinham 27 anos. Viviam tão intensamente seus poucos anos que pareceu terem cansado de viver tanto e morreram. Na verdade, a morte não os fez morrerem, matou a ambos. Buscavam uma vida colorida nas drogas. Encontraram a dura realidade da morte em preto e branco. Depois, vieram outros e mais outros, todos aos 27 anos, no auge da vida, fossem celebridades, fossem anônimos como os que conheci e que partiram aos 27. Minha geração, aquela dos anos 70, acomodou-se até que novas vítimas, pelos mesmos motivos se fizeram aos 27 anos, 20 anos depois, nos anos 90 do século passado. E caminharam sobre os cacos de vidro da morte anunciada, entre cigarros toscos,fumaça malcheirosa, nuvens brancas de cachimbos miseráveis, carreiras que dilaceraram narinas, estradas que explodiram na BR3. E alguém cantou... a gente corre, na BR3/A gente morre na BR3... A grande via de tanto receber o calor dos passageiros da agonia, matava em atos de heroínas. Mais um hiato e foi-se Elis. Agora, Winehause, outra viagem anunciada aos 27. É síndrome, é maldição, é desespero, é peso pesado demais para suportar a fama ou o anonimato? Que droga! Que maldição! 27 anos é muito pouco pra tentar se viver tudo,numa fornada só.

A frase: “Perdí o bordão Ê ê, Ererê. A cidade agora é Ereré, com acento agudo no é final. Não dá pra escrever É é, Ereré!”


Por fim algo sério sobre Sobral
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secul) lança em Sobral na terça, dia 02 de agosto, o livro Sociabilidade e Cultura das Elites Sobralenses, a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa. Segundo a autora Elza Marinho Lustosa da Costa, o livro não pretende ser mais uma apologia das glórias do passado sobralense. É, antes de tudo, uma visão realista, crítica e emancipadora da história local.

• coberta de razão - Depois do tumulto na apresentação do treinador Artur Bernardes, a diretoria do Fortaleza decidiu barrar a entrada da torcida nos treinos do time. Torcedor é pra torcer. Ou muda de time.

• um prega, o outro arrrecada - Ciro Gomes e o secretário da Fazenda, Mauro Filho, viajarão pelo Ceará a partir de agosto para conversar com os 140 diretórios e comissões provisórias do PSB no sentido de expandir a legenda em todo o Estado.

• inauguração - A Prefeitura de Sobral entrega hoje ao povo da cidade um conjunto habitacional que homenageia o deputado José Linhares dando seu nome ao empreendimento.

• recesso de mentirinha - Roberto Cláudio cumpre agenda diária de descascar pepino na Assembleia ou fora dela. O presidente tem despachado como se não houvesse recesso.

• aliás... - O deputado Manuel Duca, o Duquinha, é um dos poucos que não fecharam o gabinete nas férias de meio de ano. Tem batente diário enquanto o titular excursiona pelos sertões.

Esquisitice
Há um comércio emergente no Ceará; aluguel e armas e motos para assaltos. Em Sobral um empresário do setor passava por segurança e alugou a arma que um bandido usou para matar um empresário e a moto para o serviço e a fuga. Felizmente a Polícia botou a mão nele. Pelo menos por alguns dias.

• leriado - As sedes dos jogos da Copa das Confederações e do Mundial só serão anunciadas em outubro, mas, na prática, devem ser definidas antes.

• que leva? - Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão certas. Outras três cidades, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre, disputam duas vagas.

• no ar - O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes voltará, definitivamente, para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

• é pra já - Segundo o deputado José Guimarães (PT), a transferência oficial do equipamento entre o Estado e a Infraero acontecerá ainda este ano.

• engarrafamento - Já são treze voos saindo e chegando em Juazeiro, e as recentes festividades da Expocrato e do Centenário, deixaram claro que o equipamento não suporta mais a demanda.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário