Coluna do blog


O observador político
Humildemente peço permissão ao querido Edilmar Norões para ser um “observador político” por um ligeiro comentário. E, de cara, sinto como é difícil ser um observador da cena. No PCdoB, por exemplo. No Ceará, exceção feita aos mandatos de Lula Morais e Chico Lopes, fruto de vitórias pessoais, lideranças pontuais e trabalhos reconhecidos, o PCdoB é um enorme vazio de ações que o liguem de fato à vida do Estado. Não fora o PMDB e as inserções destinadas à campanha e Inácio Arruda não seria senador o que certamente não ocorrerá quando ele tentar, se tentar, renovar o mandato. O simples balão de ensaio dizendo que Ciro Gomes será candidato a Senador na vaga que o PCdoB ganhou de aliados como o PMDB, abalou o grêmio que botou o bloco da rua e marcou uma agenda de reuniões nas quais serão marcadas outras reuniões como vem a ser a espinha dorsal do partido; reunião pra marcar reunião. Comunistas que gostariam de ter uma candidatura própria a Prefeito de Fortaleza lamentam que o partido há anos tenha sido rebocado pela esquerda e a direita, mas desconfiam de que no ano que vem outra vez o PCdoB se atrele a alguém que trabalhe e fique então, se der certo, morejando pelas beiradas. Nem de Lula Morais e Chico Lopes tiram exemplos de trabalho sério, o que lhe poderia assegurar respeito que o eleitor não tem. Em 1992, quando eu produzia, dirigia e apresentava um programa chamado Ceará,Capital Brasilia, direto da capital federal, o PCdoB era alijado pela imprensa, um pária para a maioria dos jornalistas. Um eterno dirigente do partido foi a Brasilia, pediu e eu dei espaço para o PCdoB dizer que ainda existia. Na época pensei que o PCdoB fosse trabalhar. Estava errado. Os mandatos em nome do partido são pessoais. São vitórias únicas, fora do texto.

A frase: “Se o PT não atrapalhar, com Dilma ou Lula, em 2014 teremos uma eleição retrô. O neto de Tancredo versus o neto de Miguel Arraes”. De um observador da cena.


Cobrindo o Ceará (Nota da foto)
Roberto Cláudio, presidente da Assembleia do Estado tem duas metas para até o final do ano: A primeira é fazer com que a TV Assembléia cubra todos os 184 municípios do Ceará (hoje chega a 38) e inaugurar o anexo da casa, um prédio que vai abrigar quem está na chuva. Está em Brasilia cutucando pelas obras do PAC no Ceará enquanto não vai pro recesso, amanhã.

PP em Fortaleza
O Partido Progressista fará convenção no dia 17 próximo, no Hotel Amuarama, para arrumar a casa, em Fortaleza com vistas à eleição de 2014. O PP poderá correr por conta própria na capital.

É pinimba
Quando o PSDB protocolou o pedido de cassação do mandato do deputado estadual Gony Arruda TRE-CE, por infidelidade partidária agiu com o fígado. Esqueceu o que fez seu coração com Tasso e Marcos cals.

Ampliando
Quero ver o PSDB tirar casquinha com Professor Teodoro, Rogério Aguiar, Osmar Baquit, Nenem Coleho e outros que tão de aviso “breve”, como dizia um famoso personagem da política.

Tá que tá
Camilo Santana não para um dia pra descansar de suas andanças por Fortaleza. Do centro à periferia da cidade ele está de olha na butique da Viúva no ano que vem. É novo, tem tempo.

Puxando encrenca
O Prefeito Veveu, do PT de Sobral, anda dizendo que político bom e o Pe.Zé, que faz muito pela cidade e pede pouco.

Chá de cadeira
Isso não quer dizer que Veveu não deva receber o PP do Padre que tem dois vereadores e necessidades políticas, reclamam afiliados aos progressistas.

Chávez afirma que...
...na Venezuela há um vazio de oposição, que "não serve para nada, e é pura sucata". Isso nas mãos do saudoso Zè Prado, lá em Sobral, era mote pra campanha vitoriosa.

Indo longe demais
A porralouquice Crítica Radical, invenção que explora a inocência de Maria Luiza Fontenele e Rosa da Fonseca, está vendendo rifa pelo rádio.

Uso do rádio
Pra pagarem as contas que fizeram estão rifando um carro e usam a audiência do Programa Paulo Oliveira para a arrumação. Daqui a pouco estarão escolhendo os melhores do ano.

Engraçado
A UFC contratou uma empresa do Paraná para fazer os festejos de colação de grau dos formando do Cariri, no fim de semana passado. Sabe quem fez? Uma empresa cearense,de Juazeiro,competentíssima, terceirizada.

Bicada tucana
Apareceu outra vez, nos escaninhos da política o nome de Paulo Oliveira. Desta vez o moço faria dobradinha com Acrísio Sena, na disputa pela prefeitura. Quem na cabeça?

Sem surpresa
Não é de hoje que esta coluna afirma ter escutado nas Bahamas, quando da escolha das cidades para sede dos jogos que 8 era o número ideal de sub-sedes. Até 10 daria pra segurar, mas 12, era demais pro caminhão da CBF e da FIFA.

Fervendo
Umirim e Jardim são dois municípios que têm suas vidas atribuladas nos últimos dias. É que no dia 4 de setembro próximo haverá eleições para escolha dos novos prefeitos desses municípios. Os anteriores foram cassados por motivos diversos. Imagina quais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário