Ciro critica FHC no velório de Itamar

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PSB), que foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco (1992-1994), disse no velório do senador que prefere a sua visão de país à de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que o sucedeu no cargo. A frase foi uma crítica isolada, já que Ciro afirmou que o momento não é de falar de desavenças políticas, mas de se despedir.

"O Brasil acaba de perder um de seus melhores quadros. Eu posso dizer isso menos pelo afeto extremo que nutro pela figura de Itamar e mais pela experiência como ministro da Fazenda no auge da consolidação do Plano Real", afirmou. De acordo com Ciro, a inflação no Brasil era um negócio patrocinado pela Presidência da República. "Itamar desfez esses interesses e se colocou ao lado da sociedade brasileira. É a ele que o Brasil deve sua estabilidade econômica", afirmou.

Ciro disse ainda que crê na dor de FHC. "Eu o encontrei e pude perceber que está triste e emocionado", disse, em entrevista na porta do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, antiga sede do governo mineiro. Após ser velado no Palácio da Liberdade, o corpo seguiu no meio da tarde para um crematório em Contagem, na região metropolitana da capital do Estado, onde a família faz uma cerimônia reservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário