Cid Gomes confere fabricação de trens para o Metrô de Fortaleza



Além disso, o governador conheceu novas tecnologias de transporte sobre trilhos que poderão ser utilizadas nas Linhas Leste e no Ramal Parangaba-Mucuripe.

O governador Cid Gomes visitou nesta quinta-feira (14) a fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistoia, na Itália. Cid Gomes aproveitou a viagem de retorno da China, que tem obrigatoriamente escala na Europa, e foi conferir a fabricação dos trens que a empresa está fornecendo para o Metrô de Fortaleza. Cid Gomes conheceu também as tecnologias de transporte sobre trilhos que estão sendo desenvolvidas na Europa e que poderão ser utilizadas nos trens da Linha Leste do Metrô e no Ramal Parangaba-Mucuripe.

Desde o mês passado duas unidades - das 20 que serão entregues pela AnsaldoBreda e que operarão na Linha Sul – estão sendo testadas em um trecho de 2,8 km, em Maracanaú. O investimento total do Estado para a aquisição dos veículos foi de R$ 240 milhões.

Linha Leste a Ramal Parangaba-Mucuripe

A Linha Leste terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares. Já a Linha Parangaba-Mucuripe será de grande importância para a ligação entre o setor hoteleiro da orla de Fortaleza e o Centro da Capital a partir de sua integração com a Linha Sul. Atualmente, o ramal é operado somente por trens de carga, mas até a Copa de 2014 deverá passar a ter um fluxo misto, transportando também passageiros. A Linha será operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), trens de superfície semelhantes aos usados na Europa, que oferece aos passageiros conforto e segurança. O projeto prevê ao longo dos 13 km, 10 estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviários, atendendo aos bairros Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
Sobre a Ansaldo Breda
A empresa fundada em 2001 é uma das maiores da Europa e é resultado da fusão entre Ansaldo Breda dell'AnsaldoBreda Transporte (fundada em 1854) e Sociedade Ernesto Breda, fundada em 1886. A integração tem permitido a partilha de conhecimentos com uma força mecânica, tornando AnsaldoBreda capaz de projetar e construir de forma independente do sistema do veículo completo: projeto e fabricação de peças mecânicas, tais como dinheiro e carro, design e construção de equipamentos de tração elétrica e auxiliares atividades de serviços, bem como a concepção de sistemas de engenharia de todo o veículo. A empresa fornece trens para a Europa e América do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário