CARTAS DE HAVANA


Enviado por Ana Carolina Boccardo Alves - 15.7.2011 | 14h02m

Contracultura
Mesmo em Cuba, onde manifestações oficiais contra o regime são reprimidas, surgiram obras de contracultura extremamente interessantes.

Elas são divulgadas às escuras, passando de pen drive em pen drive músicas e vídeos que poderiam ser considerados "subversivos e imperialistas".

No entanto não passam de manifestações de uma insatisfação crescente do povo cubano.

A que mais me chamou a atenção, pelo cuidado e inteligência sarcástica, foram os "Nicanores".

Fruto da obra do escritor Eduardo del Llano, os contos foram adaptados para curtas de 15 minutos, protagonizados pelo famoso ator cubano Luís Alberto García.

São situações cômicas com um profundo senso político, onde o personagem Nicanor, embora tenha sempre o mesmo nome, não é a mesma pessoa em cada episódio.

Um dos meus preferidos é o que mostra dois agentes do governo cubano que, batendo à porta de Nicanor, explicam que estão ali para instalar 2 microfones na sua casa "para que eles possam monitorar abertamente quando ele fala mal do governo, afinal, não é transparência o que vocês pedem?"

Ainda nessa linha, a trilha sonora dos curtas foi feita pelo cantor de trovas Frank Delgado de quem, confesso, sou fã.

Autor de uma extensa obra, suas letras são de uma criatividade extrema e reproduzem com fidelidade o cotidiano cubano.

Dentre as que mais gosto está "Carta de um menino cubano a Harry Potter", em que o menino afirma que sua mãe é melhor maga que Potter, já que ela tem que produzir "alquimia" com 3 ingredientes para que a família possa comer.

Outra letra muito forte é a "Ilha Puta", em que a frase "eu vivo em uma ilha puta, de dupla moral e dupla moeda" resume tudo.

Recentemente, virou febre por aqui uma paródia do "Muppet Show" legendada com a mais recente determinação do governo de eliminar gratuidades, ou seja, cortar os subsídios e produtos da livreta cubana, ao mesmo tempo em que os salários continuam, há anos, intocados.

Esse pequeno vídeo, sem autoria conhecida, está sendo comentado em todas as rodas de discussão e a frase "Maná, maná" (nem sei se é assim que se escreve) virou piada pronta.

Não comentei, por serem mais conhecidos, blogs como o de Yoani Sanchéz e o "Havana Times", que fazem seu papel de noticiar o que a imprensa oficial não noticia.

Resolvi falar dos trabalhos acima por terem uma linha de humor que aprecio muito, por serem pouco divulgados e quase não se saber deles fora de Cuba.

No entanto, alguns poucos já estão no Youtube e vale a pena procurar. O que comprova que em Cuba, como em qualquer país do mundo, "se hay gobierno, soy contra".

Mesmo que, oficialmente, se tenha que ser a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário