Candidatura de Eliane Novais não vai decolar, diz deputado do PSB

A candidatura da deputada estadual Eliane Novais (PSB) à Prefeitura de Fortaleza não deverá decolar, pois lhe falta o apoio do partido, que está em sua maioria alinhado com o seu presidente estadual, o governador Cid Gomes. O alerta é do deputado federal correligionário Domingos Neto.

A candidatura do PSB à sucessão de Luizianne Lins (PT), observa o parlamentar, talvez nem aconteça, porque Cid Gomes continua sinalizando que pretende apoiar o petista Camilo Santana, seu ex-secretário de Desenvolvimento Agrário e atual secretário das Cidades.

“Acho muito difícil a candidatura de Eliane Novais ir em frente, porque ela já rachou o partido com a sua insistência e a grande maioria está com o governador Cid Gomes, que ainda não admitiu a candidatura própria da legenda”, diz o deputado, filho do vice-governador, Domingos Filho.

Eliane Novais e seu irmão Sérgio estão no meio de uma disputa pela hegemonia no PSB da Capital com o grupo ligado ao governador. Eliane acusa os Gomes de tentar melar sua candidatura a prefeita em benefício de Camilo Santana. Sérgio, presidente do PSB em Fortaleza, avisa que a candidatura da irmã é um projeto em andamento e que, da parte dos Novais, não há condição de entendimento com os Gomes.

ALIANÇA MANTIDA
Apesar dos desacordos internos, Domingos Neto prevê a manutenção da aliança formada por PSB, PT, PC do B e PMDB para a eleição do ano que vem. “Essa coligação desses partidos está fazendo um bem enorme ao Ceará, que continua crescendo e com perspectiva de ir mais em frente ainda até o ano de 2014”, diz o deputado. O próximo prefeito, conforme sua avaliação, deve ter o apoio integral do governador Cid Gomes, pois significa a continuação também do crescimento de Fortaleza.

Sobre Camilo Santana, o deputado diz que se trata de um bom nome para a disputa na Capital, com forte apelo eleitoral, visto que no pleito do ano passado o petista obteve mais de 100 mil votos para a Assembleia Legislativa, tendo sido o deputado mais votado do Estado. “O Camilo é um político competente como técnico. Fez um bom trabalho como secretário de Desenvolvimento Agrário e agora faz o mesmo na pasta das Cidades”.

DIVERGÊNCIA
CORRELIGIONÁRIA
O comportamento de Eliane e Sérgio Novais tem sido criticado por integrantes do PSB mais próximos a Cid Gomes, a exemplo do deputado federal Antonio Balhmann, segundo quem Sérgio trabalha contra o partido ao confrontar a banda do governador no PSB. Para Balhmann, o partido que vive só de filiados ditos históricos está fadado a ser eternamente nanico. “Se um partido só tem filiados históricos, como quer e pensa Sérgio Novais, está fadado ao emperramento e pode até se acabar”. Sérgio Novais está no PSB há 25 anos, enquanto os Gomes chegaram à agremiação em 2005.

Com informações de Tarcísio Colares, do pessoal do blog no Aeroporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário