Assembleia aprova dois projetos da autoria de Roberto Mesquita

O primeiro trata da criação do Fundo Especial de Combate às drogas. Já a segunda proposta visa insentar de ICMS produtos da agricultura familiar vendidos para a merenda escolar.

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (06/07) dois projetos de indicação de autoria do deputado Roberto Mesquita (PV). O primeiro trata da criação do Fundo Especial de Combate às Drogas, destinando 1% do ICMS arrecadado pelo Estado para investimentos em ações de combate às drogas e seus efeitos. Já o segundo visa isentar o ICMS de produtos oriundos da agricultura familiar destinados à merenda escolar.
Na justificativa da primeira matéria, Roberto Mesquita argumentou que “o aumento desenfreado do consumo de entorpecentes, notadamente o crack, vem deixando sequelas irreparáveis em inúmeras famílias” e que fundo especial vai “contribuir com o tratamento do dependente químico, bem como com a sua reinserção na sociedade”. De acordo com o projeto, o estado terá disponível R$ 60 milhões por ano para investimento em ações contra as drogas.
A outra proposta do deputado verde aprovada pelo plenário, tratando da isenção de ICMS de produtos como tapiocas, cocadas, bolos e doces oriundos da agricultura familiar e destinados ao consumo na merenda escolar, vai, segundo Roberto, corrigir uma distorção existentes no Ceará. Hoje o estado cobra 17% de ICMS sobre estes produtos, mesmo já tendo desonerado o imposto em diversos insumos, como combustível de avião. “O que o governo está fazendo dá aquela sensação de constrangimento como naquelas situações em que numa conversa a gente deixa de falar com um amigo”, comparou.
Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e agora aguardam aprovação do executivo para serem transformados em lei. Roberto pediu sensibilidade ao governo para que as propostas entrem em vigor o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário