Anac - Noar tem voos suspensos após queda de avião

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou ontem que suspendeu cautelarmente as operações da empresa Noar Linhas Aéreas após ter recebido informações de que a companhia estaria adotando práticas que podem ferir o Código Brasileiro Aeronáutico. A empresa, responsável pelo avião que caiu no Recife na quarta-feira (13), causando 16 mortes, havia retomado suas operações no último sábado.

Em nota, a Anac informou que as operações foram novamente suspensas depois que a agência recebeu cópias escaneadas de possíveis anotações feitas pelos pilotos da empresa, relatando problemas técnicos recorrentes em outra aeronave. A reportagem exclusiva vai ao ar no programa Fantástico deste domingo.

“Essas anotações deveriam constar no livro de registro de voo, jornada e ocorrências da aeronave e de seus tripulantes (diário de bordo)”, informou a agência. “Diante das informações recebidas, a agência decidiu suspender temporariamente as operações da empresa até constatar a veracidade das informações junto aos responsáveis.”

Documento furtado
Mais cedo, a Noar havia divulgado a suspensão temporária dos voos afirmando que a interrupção ocorreria segundo orientação da Anac. Conforme nota divulgada pela Noar, a agência “solicitou à companhia que apresente explicação sobre a existência de um documento auxiliar de registro de aeronavegabilidade”.
A Noar afirma que “utiliza um registro auxiliar com a finalidade de apresentar impressões e percepções das tripulações acerca do funcionamento das aeronaves”, mas que esse documento, que conteria as impressões e percepções dos tripulantes sobre a aeronave, foi furtado da empresa dias após o acidente.

nota
A Noar Linhas Aéreas diz também que o fato foi registrado em um boletim de ocorrência. “Comunicamos ainda que, após o ocorrido, a Noar reforçou sua rotina de segurança e restringiu absolutamente o acesso a todos os documentos da empresa, limitando-o às autoridades competentes. A medida visa garantir a integridade dos demais registros necessários à investigação”, finaliza a nota.

Segundo a Noar, passageiros que tiveram seus voos cancelados devem procurar a empresa. No sábado (16), a empresa retomou suas operações com um voo que partiu do Aeroporto Internacional dos Guararapes com destino à cidade de Maceió e outro com direção ao Recife. Neste domingo, estava prevista uma viagem saindo da capital pernambucana com destino a Maceió.

As últimas vítimas a serem identificadas foram Camila Suficiel Marino, Carla Sueli Barbosa Moreira e Jonhson do Nascimento Pontes. A maioria das vítimas já foi enterrada ou cremada, segundo o cemitério Morada da Paz, no Recife. Nove foram identificadas pelas impressões digitais e seis vítimas foram identificadas pela arcada dentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário