Alvorada abre a festa do Centenário de Juazeiro do Norte



As cinco horas da manhã, em ponto, Juazeiro do Norte explodiu hoje em foguetório seguido dos acordes da Banda de Música Municipal que passou por diversas ruas da cidade acordando a população para o início das festas comemorativas aos 100 anos de emancipação política do município.
Foi um dia inteiro de festas que culminam com um show de Ivete Sangalo, no Parque de Exposições onde, desde o dia primeiro deste mês a Prefeitura festeja com o povo o Centenário da terra do Padre Cícero cujo nome se confunde com a formação política,cultura e religiosa d cidade.
Os ensinamentos do padroeiro Padre Cícero fizeram de Juazeiro uma cidade de oração e de trabalho, pois ele dizia sempre que para se ter uma terra feliz, em cada cidade deveria haver uma oficina e um altar. Trabalho e devoção fizeram de Juazeiro não apenas a Meca do Nordeste, mas um pólo de desenvolvimento regional.
Faz bem pouco tempo Juazeiro do Norte era conhecida apenas por suas romarias e pequenas indústrias, a grande maioria de fundo de quintal que aos poucos foram incentivando o surgimento de um comércio rico, desenvolvido e moderno. Soma-se hoje a isso, uma cidade universitária que abriga perto de quarenta cursos superiores.
Desfiles e pronunciamento
As oito horas da manhã, colégios municipais,oficiais e todas as unidades militares com ação no município participaram uma macha que nasceu na Praça da Prefeitura e foi até a Praça Padre Cícero onde um palanque armado abrigou autoridades e convidados do Prefeito Manoel Santana e do vice-Prefeito Roberto Celestino.
Ao meio dia, no auditório central do Memorial Padre Cícero, pequeno para tanta gente, o Prefeito fez um pronunciamento oficial pelo radio e televisão locais. Destacou vida da cidade, sua história e principalmente enalteceu seu povo, “uma gente cristã que ao seguir os ensinamentos do padre Cícero, fez tudo o que hoje comemoramos.”
Um casamento coletivo, de 100 casais marcou também a data. Com a presença do ex-Governador Adauto Bezerra, cuja família foi homenageada, houve a inauguração da Praça da Bandeira, antigo Giradouro e uma sessão especial, ainda no Memorial Padre Cícero. Foram entregues comendas, medalhas e lançamento do selo e carimbo dos Correios sobre o Centenário de Juazeiro.
Um bolo gigante foi distribuído ao povo depois do canto de parabéns e show pirotécnico na Praça dos Romeiros. O dia terminou com um grande espetáculo no Parque de exposições com a Cantora Ivete Sangalo mais Luiz Fidélis e Maurício Jorge. Dias 23 e 24 serão encerradas as comemorações da Semana do Município ainda com vasta programação.
Estiveram presentes às festas comandadas pelo Prefeito Manoel Santana, o ex-Governador Lucio Alcantara,o senador José Pimentel, o deputado federal José Nobre Guimarães, o jornalista Macário Batista, presidente do Comite de Imprensa da Assembleia do Ceará e a deputada Fernanda Pessoa, representante do Presidente da Assembléia do Estado, dr. Roberto Claudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário