Alerta - Biblioteca Pública sofre com pane elétrica


Não tem como uma cidade falar de cultura se não possuir um acervo literário de qualidade. Esta é a principal premissa de qualquer biblioteca pública e, em Fortaleza, isso não é diferente. A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, localizada na avenida Leste Oeste e mantida pela Secretaria de Cultura do Estado, é a responsável por guardar cerca de 137 mil livros, entre eles, algumas publicações das mais raras. Entretanto, há quase dois meses, os elevadores e a central de ar-condicionado não estão funcionando, resultado de uma pane na subestação de energia do local.

A biblioteca é bem estruturada e conta com espaços apropriados para pesquisas e estudos. Apesar dos problemas causados pelo transformador elétrico não terem afetado o funcionamento do local, a pane vem causando transtornos aos usuários e às obras raras. O estudante Gláuco Barbosa revelou que sempre utilizou a biblioteca como fonte de pesquisa, mas, ultimamente, o calor está incomodando os frequentadores.

“Acho a estrutura da biblioteca muito boa. Os livros são bem conservados e a gama de títulos facilita o estudo. Já fiquei sabendo do problema e sei que é temporário. Espero que o ar-condicionado volte logo a funcionar para amenizar um pouco o calor. Porém, não chega a atrapalhar tanto porque, nos últimos dias, a temperatura está um pouco amena”, disse.

SOLUÇÃO ESTÁ PRÓXIMA
A diretora da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, Enide Chaves Vidal, revelou que alguns livros raros necessitam permanecer em locais acondicionados. A falta dos ar-condicionados está fazendo com que os funcionários fiquem mais atentos ao trato dos livros raros e, constantemente, as janelas são abertas para arejar os ambientes. Enide ressaltou ainda que a manutenção do sistema elétrico da biblioteca é feita, regularmente, remetendo a pane a um fato isolado.

“A central de ar e os elevadores estão funcionando, mas por recomendações, foi feito o desligamento deles a fim de evitar maiores problemas. Sabemos que isso está trazendo pequenos transtornos para os frequentadores e funcionários, mas, graças a Deus, já estamos solucionando o problema”, tranquilizou ela, explicando que, hoje, técnicos da Coelce farão o desligamento da energia para que os reparos na subestação sejam realizados.

Segundo a diretora cerca de 10 mil pessoas, por mês, frequentam a biblioteca no período escolar. Com cinco andares de acervo literário, o local recebe, diariamente, grupos de alunos para visitas guiadas. Na última semana de cada mês, acontece uma programação cultural que conta com debates, palestras e lançamentos de livro.

HISTÓRIA
A Biblioteca Pública Menezes Pimentel foi criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, com cerca de 1.700 livros pelo então presidente da Província do Ceará, João de Sousa Melo e Alvim. Hoje, o equipamento está integrado, arquitetonicamente, ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A biblioteca ocupa uma área de 2.272m², distribuídos em cinco pavimentos. Em 2000, o espaço sofreu uma grande reforma para modernização e atualização de material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário