Acordo visa congelar bolsa de servidores do DNOCS

Um acordão do Tribunal de Contas da União procura congelar uma bolsa (complemento de salário) que a grande parte dos servidores do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) esperam há muitos anos. Essa bolsa significa cerca de 60 % do salário deles que perdendo-a experimentam uma queda vertiginosa nos proventos.

O diretor Administrativo-Financeiro do órgão, Albert Gradvohl, viajou a Brasília para uma audiência no Ministério do Planejamento para tentar reverter o quadro, ou seja, manter a bolsa que responde por mais da metade do salário deles. Ele observa que dos 1800 funcionários que o Dnocs tem mais da metade será afetada por esse congelamento.

“Essa é uma preocupação muito grande que nós, do setor administrativo do órgão temos, porque além do prejuízo econômico que esses servidores vão ter, eles vão ter o valor inicial da bolsa”, lamenta ele, reconhecendo que os servidores vão voltar ao tempo inicial de quando entraram na nossa entidade.

Exemplificando a perda, observou que um funcionário que hoje ganha R$ 5 mil se for mantido o congelamento vai receber por mês de salário apenas R$ 2 mil. O diretor explica ainda que essa bolsa complementar de salário compensa o plano de cargos e carreiras que no Dnocs não saiu e nem tem previsão de sair.

No mesmo ministério o diretor foi averiguar a condição de realizar um concurso público para a admissão de novos funcionários, de nível médio e superior, tendo em vistas as muitas aposentadorias que vão acontecer nos próximos três anos.

Penso eu - QUando a gente fala que o DNOCS está morrendo, há os que reclamam, gritam, esperneiam. Haverá prova maior que essa aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário