Aberta ontem a Expocrato número 60



Negócios para os produtores, diversão para as famílias

Começou a 60ª edição da Expocrato. Durante oito dias, exposições e leilões de animais, além dos shows, movimentam o Cariri. Muito mais que local de negócios, a feira é uma festa para as crianças

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Bois, cabras, leitões, pôneis e até peixes. Nada escapa aos olhares inquietos das crianças que lotam o Parque de Exposições Pedro Felicio Cavalcanti, no Crato. Até domingo, há opções de sobra para a diversão de pequenos e adultos na Expocrato, feira agropecuária aberta ontem no Cariri e que neste ano chega à 60ª edição.

Entre 354 baias e 6 mil bovinos, caprinos, ovinos e cavalos, o público pode acompanhar exposições, leilões e shows na feira que é uma das maiores do ramo no Nordeste. São esperadas 600 mil pessoas nos oito dias de Feira.

Muito mais que uma feira de negócios para criadores, a Expocrato se transforma em um parque com diversões juninas, pequenas vendas e comidas. Com cuidado para não sujar os pés e não esbarrar num boi mais arredio, os corredores da feira ficaram apertados ontem para tantas famílias em passeio.

Nem mesmo a grandeza dos bois brancos intimidava as crianças que descobriam o mundo das fazendas. “Pode pegar. Faz medo não”, incentivava o comerciante Raimundo Alves, 37. A réplica do pônei de fato não oferecia nenhum risco, mas demorou um pouco até que a pequena Ana Hevelen, 2, se encorajasse a tocá-lo.
“A gente gosta. É bonito, divertido para as crianças brincar”, conta Raimundo, natural de Juazeiro do Norte e frequentador da feira há dez anos. Ele conta que, sempre que pode, vai à Expocrato com a sobrinha Ana Hevelen e a filha, Gabriela.

Mesma motivação do operador de trator Luís Pereira, 45, esposa, dois filhos e três netos passeando na Feira. “Sempre achei bonita a natureza e os bichos maravilhosos que tem aqui pelo Cariri”, detalha Luís.

Há, porém, quem venha à Expocrato e passa longe de cheiro de animal. Caso da auxiliar de escritório Franciane Moraes, 25, de Araripina-PE. Primeira vez na Expocrato, ela comprou ingresso para todos os shows, mas espera mesmo para ver Sorriso Maroto e Garota Safada. “Tem que ser bom, para valer o ingresso (R$ 90 para todos os dias) e o mototáxi”, diverte-se ela.

De acordo com Francisco Leitão, presidente do grupo gestor da Feira, são esperados mais de R$ 60 milhões em negócios nos oito dias de feira. Segundo ele, o objetivo fundamental da Expocrato é a discussão e a troca de experiências na melhoria genética e padrão racial dos animais.

“É uma feira para pequenos, médios e grandes produtores. Fazemos uma discussão profunda sobre manejo e alimentação animal”, acrescenta. Segundo ele, a feira reúne 300 produtores de oito estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário