VIOLÊNCIA SEXUAL



Itapipoca sedia 1º seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente’


O município de Itapipoca, localizado no Litoral Oeste, a 135 km de Fortaleza, vai iniciar o ciclo de seminários regionais da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 7 de junho, às 13 horas, na Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa.

O objetivo dos seminários regionais é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil. Os eventos, que acontecerão em 21 municípios onde estão localizadas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), terão como público-alvo conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis.

De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”

Além de Itapipoca, participarão do primeiro seminário da campanha ‘Quem Cala, Consente’, representantes dos municípios de Amontada, Apuiarés, Itapajé, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Ao todo participarão 39 escolas estaduais, vinculadas a 2ª Crede - Itapipoca.

Durante os seminários, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.

O ciclo de seminários regionais irá percorrer as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Até junho de 2012, o evento acontecerá nos municípios de Acaraú, Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento serão distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar.

‘Quem cala, consente’ - A campanha foi lançada na Assembléia Legislativa no último dia 18 de maio, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate à violência sexual infanto-juvenil. A data 18 de maio foi escolhida por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário