Turismo - Setur quer valorizar destinos do Ceará

A Setur (Secretaria do Turismo do Ceará) vai realizar consultas participativas referentes ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), iniciando o projeto de valorização dos destinos do Estado. As atividades começam por Beberibe, hoje, no auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Em seguida, nos dias 3 e 7 de junho, respectivamente, os eventos serão realizados nos municípios de Caucaia, no auditório do Centro de Apoio ao Turismo (CAT), e Aracati, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Todas as reuniões terão a apresentação do Prodetur Nacional, realizada pela secretaria do Turismo do Ceará.

A Consulta Participativa visa promover um debate em formato de audiência pública que resultará em ações para garantir o envolvimento de diversos segmentos distribuídos em todo destino turístico, de modo que todos os cidadãos participem no planejamento e possam intervir na realidade das localidades envolvidas na ação. Durante as reuniões haverá a apresentação do Projeto de Valorização dos Destinos Turísticos, seguida de debate com o público presente na audiência.

Diferente do processo tradicional de construir planos de ação e projetos de intervenção com base em diagnósticos realizados, exclusivamente, por técnicos e especialistas, a elaboração dos Projetos de Valorização de Destinos Turísticos permitirá a participação dos membros da sociedade local, como empresários e lideranças da região, permitindo diferentes olhares sobre uma mesma realidade, contribuindo para a conscientização e realização de ações específicas para o desenvolvimento do turismo nas localidades em questão.

APROXIMAÇÃO
A atividade resultará na aproximação entre os moradores do destino e seus arredores, reunindo registros de memória das pessoas e grupos sociais, apontando elementos da cultura e da vivência nas localidades onde a consulta será realizada, permitindo, assim, que se construam, posteriormente, releituras coletivas das potencialidades de cada município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário