Sérgio Novais chamou pra briga


Aqui um artigo do presidente municipal do PSB, Sérgio Novais. Cheio de ironias aos “neossocialistas” que ingressaram há pouco na legenda. Ele usa como exemplo fala do deputado federal Edson Silva para atingir o “clã dos FG” (Ferreira Gomes).

Piedade
Vamos pedir piedade
Senhor piedade
Para esta gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem
(Blues da Piedade – Frejat e Cazuza)
A “reunião” do Diretório do PSB no dia 20 de junho gerou diversos sentimentos entre os socialistas: alegria, tristeza, motivação, desprezo e piedade dentre outros. Esta foi precedida por uma grande plenária, com mais de quinhentos filiados que buscavam entender uma convocação extemporânea e golpista. A reunião contou com a presença de parlamentares federais, estaduais e municipais que pouco frequentam os meios socialistas.
O deputado federal Edson Silva iniciou as falações, saudando o fortalecimento do PSB no Ceará e no Brasil e blá…blá…blá…, encerrando seu discurso dizendo-se feliz por pertencer ao partido cujo fundador foi Miguel Arraes(!). Palmas de muitos e olhar de espanto e constrangimentos de outros.
O deputado representando o clã dos FG demonstrava descuido e total desconhecimento da história partidária do socialismo no Ceará, no Brasil, nas Américas e no mundo. O deputado com dois anos de filiação no PSB continua sem saber onde está, como aqueles que o convidaram a filiar-se – Ciro, Cid e Ivo. ARENA, PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB, ufa! O partido da vez e do Poder em sua época.
Arraes, quando da fundação da Esquerda Democrática que originou o PSB, tinha 31 anos, era advogado do Governo de Pernambuco e estava sendo nomeado para seu primeiro cargo político, assumindo a Secretaria Estadual da Fazenda por indicação do governador de então, Barbosa Lima Sobrinho, do extinto PSD – Partido Social Democrata.
Portanto Arraes, à época um bom técnico, estava longe da fundação de um partido. Arraes sucedeu Pelópidas da Silveira na Prefeitura do Recife, na famosa Frente Popular do Recife e ganhou o Governo de Pernambuco em 1962 pelo PST – Partido Social Trabalhista, de onde foi caçado pelo golpe militar de 64.
O “fundador” do PSB só entrou no Partido em 1990, portanto 43 anos após a sua fundação pelo baiano João Mangabeira e pelos ilustres jornalistas cearenses Jader de Carvalho e Moraes Né. Cinco anos após a sua re-fundação pelo cearense Roberto Amaral, pelo piauiense Valton Miranda e pelos cariocas Antonio Houaiss e Jamil Haddad.
Paro por aqui para não cansar os neossocialistas na primeira aula e por respeito aos leitores deste blog que conhecem a história.
Arraes gostava das coisas boas da vida, gostava muito da política e de seus causos. Ser ungido a fundador do PSB, quando em sua mocidade sequer sonhava com isto, seria mais um causo na sua farta coleção. Arraes sempre brincava com sua longevidade. Vamos pedir piedade…
* Sergio Novais
Presidente do PSB Municipal e Sindicalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário