Sérgio diz que pesca e aquicultura são prioridades para o Governo

O vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (29/06), algumas ações do Executivo em prol do fomento da pesca e aquicultura no Ceará. Ele citou a passagem do Dia do Pescador e do Dia de São Pedro (padroeiro da categoria), ambos comemorados hoje.

Sérgio Aguiar classificou o pargo e a lagosta como os maiores potenciais mercadológicos e econômicos do Estado. Segundo o socialista, há tanta preocupação do Governo com o setor que uma secretaria foi criada especificamente para tratar do tema. A pasta vai atuar em consonância com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

O parlamentar informou que várias oficinas regionais estão sendo realizadas para discutir o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Conforme Sérgio, o documento cita a pesca como uma atividade que pode fortalecer o desenvolvimento do Ceará. Como exemplo, ele destacou o posto do Ceará de maior produtor de camarão em 2012. Foram mais de 30 mil toneladas do produto. Desde 1975, o posto era do Rio Grande do Norte.

Por isso, a atividade será tratada como prioridade. “A Secretaria está tentando fazer com que possam ser criados no Ceará atrativos para incrementar a pesca marítima”, sublinhou, e divulgou alguns programas já implementados pelo Governo.

O primeiro deles foi o “Serra Pelada”, que cria recifes artificiais como forma de incrementar a pesca e dar mais chances de renda aos pescadores. “Além de desenvolver a flora e fauna marinha”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário