Seguridade discute práticas de infanticídio em comunidades indígenas

A Comissão de Seguridade Social e Família realizou audiência pública para discutir a situação de crianças indígenas portadoras de deficiência ou com problemas graves de saúde. Em algumas comunidades, essas crianças, por tradição cultural, são vítimas de infantícido logo após o parto.
O Deputado José Linhares participou da Reunião e relatou que, no início da audiência foi exibido o documentário “Quebrando o Silêncio”, da jornalista Sandra Terena, que mostra histórias de sobreviventes do infanticídio indígena e de famílias que saíram das aldeias para salvar a vida de seus filhos. Ela conversou com cerca de 350 mulheres indígenas durante a produção do documentário e percebeu que a maioria delas é aberta à discussão sobre o fim do infanticídio. Segundo ela, o objetivo do filme é promover o debate sobre o tema entre os indígenas e não influenciar sua cultura.
Retomada do debate
O parlamentar explica que apresentou o requerimento para a audiência para retomar o debate e ressaltar a necessidade de medidas urgentes por parte do poder público para evitar que crianças indígenas com deficiências ou problemas graves de saúde sejam vítimas de infanticídio. Ele lembra que mesmo líderes indígenas pedem uma solução para que as vidas dessas crianças sejam salvas.
Além da jornalista Sandra Terena, participarão do debate:
- o líder do Movimento Indígenas a Favor da Vida, Edson Bakairi;
- o antropólogo do Núcleo de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento de Povos e Comunidades Tradicionais, Edward Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário