Santa Casa homenageada na Camara de Fortaleza


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene em homenagem ao sesquicentenário da Irmandade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A iniciativa foi do vereador Casimiro Neto (PP), 2º Secretário da Mesa Diretora da Casa, que enalteceu a importância da unidade para a sociedade cearense.

O parlamentar ressaltou que a Santa Casa é uma das maiores referências em saúde do Ceará, e frisou que o objetivo da instituição é trabalhar para socorrer os mais pobres, àqueles que não têm condições financeiras de procurar um hospital particular. “Ela tem o trabalho de gerar o bem, e promover o bem estar para as pessoas das classes mais sofridas da sociedade”.

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Luiz Marques, destacou a trajetória da instituição filantrópica, durante os 150 anos de sua existência, e pediu que as autoridades públicas não esquecessem de contribuir com o hospital. “Agradeço a homenagem feita à Santa Casa de Misericórdia, mas digo aqui que, por muito tempo, fomos esquecidos por todos. Precisamos de recursos para manter o nosso trabalho, para fazer um atendimento humanizado, e de boa qualidade”.

A Santa Casa foi criada em fevereiro de 1861, com a incumbência de administrar o Hospital da Caridade, mais tarde recebendo o nome de Santa Casa de Misericórdia, tornando-se o primeiro hospital do Estado de Ceará. Durante o Governo Imperial, por decisão real, passou a figurar como serviço público.

A instituição foi precursora na Faculdade de Medicina do Ceará, prosseguindo até hoje, com a missão de ensinar, mantendo estágios, internato e residência médica. Com os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) insuficientes para a sua manutenção, atualmente, a Santa Casa é mantida com a ajuda de doações.

Também estavam presentes na solenidade o senador José Pimentel (PT), o ex-governador do Ceará Adauto Bezerra; o deputado estadual Stanley Leão (PTC), o provedor emérito da Santa Casa, Dr. Evandro Studart, o Dr. Wilson Mourão, representando o corpo clínico e os servidores da Santa Casa de Misericórdia, e o 1º Tenente Windson, representando a Base Aérea de Fortaleza, entre outras personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário