PSB inábil - Ciro critica partido por saídas de Chalita e Skaf

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) disse ontem que o PSB foi inábil ao permitir a saída do deputado federal Gabriel Chalita (SP) e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que hoje estão no PMDB. Ao comparecer a uma audiência na tarde desta quinta-feira, na 11ª Vara Criminal de um processo (queixa crime), que move contra o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PR) por difamação, Ciro afirmou que o atual presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não está sabendo separar o papel de governador e de presidente do partido. “Ele está fazendo um grande governo em Pernambuco, mas deixou escapar dois grandes quadros nossos, que inclusive eu abonei as fichas.”

Ciro criticou a interferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio da mudança de ministérios da presidente Dilma Rousseff, mas disse que a princípio o PSB tem a ideia de apoiar a reeleição dela em 2014. “Nós somos parceiros, mas não somos sublegenda. Integramos o Governo Dilma, torcemos por ele, e se ela for candidata à reeleição terá a nossa simpatia preliminar”, afirmou. Ciro voltou a dizer, porém, que acredita que “time que não joga não faz torcida”, frase que já havia utilizado em 2010, ao defender a própria candidatura a presidente.

“Fomos inábeis”
Sobre as saídas de Chalita e Skaf, Ciro salientou: “Fomos inábeis para dizer o mínimo. O Chalita é o deputado federal mais votado em São Paulo, que é o Estado maior do País. É um quadro de grande valor. Tem livros publicados a mão cheia. É um líder religioso leigo. E o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, por si só, é uma liderança importante. Eu abonei as duas fichas de filiação.”

Segundo Ciro “perder é um sintoma de uma inversão de tendência. O PSB só crescia. Na medida em que acho que erramos o passo no encaminhamento da equação federal na eleição passada. Nós agora começamos a experimentar um certo sacrifício de quadros nossos. Mas acho que vamos recompor”.

Parceiro crítico
Para o ex-ministro do governo Lula, o PSB está faltando ao Brasil “não como oposição a Dilma, mas como um parceiro mais crítico. Um parceiro mais independente. Um parceiro que recolha contradições, que hoje a Oposição feita pelo PSDB e pelo DEM não tem moral para fazer”. E citou exemplos: “A degradação ética dos costumes políticos brasileiros, derivada dessa coalizão muito frouxa do PT com o PMDB. A degradação do nosso aparato industrial pelo erro estratégico na condução do câmbio, da política monetária brasileira. O Brasil exportava valor agregado. Era 29% de suas exportações há vinte anos atrás. Hoje está exportando onze.”
Ciro disse ainda que “Dilma está perdendo o capital político que vinha adquirindo” e voltou a lamentar não ter sido candidato a presidente em 2010, por ter sido preterido pelo PSB: “Nunca passou e não passará jamais minha tristeza em relação à questão nacional de 2010”.

PSB INCOMPETENTE
O PSB também sofreu críticas recentes do governador Cid Gomes (PSB). Cid classificou como “incompetência” a falta de ação do PSB ao permitir que o deputado federal Gabriel Chalita e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, migrassem para o PMDB alegando falta de espaço político no PSB.

“Acho que o partido foi incompetente. Dois grandes quadros de São Paulo, e temos que ter presença importante em São Paulo. O Chalita é potencial e acho que será prefeito de São Paulo. O PSB perdeu um quadro desse por uma coisa cartorial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário