Press release da Secretaria de Turismo do Ceará


Bondinho de Ubajara entrou em operação nesta sexta-feira (24)


O Teleférico de Ubajara, uma das principais atrações da região da Ibiapaba, voltou a funcionar nesta sexta-feira (24) segundo a Secretaria do Turismo do Estado (Setur). O equipamento passou por serviço de manutenção corretiva, com substituições de peças adquiridas no mercado internacional. Em breve, o Teleférico de Ubajara terá suas estações de passageiros reformadas.

O Bondinho tem capacidade de levar até dez pessoas por viagem. São 450 metros que separam o alto da plataforma, de onde se tem uma visão espetacular da região, da entrada da gruta. Durante a descida, uma breve parada para curtir o visual.

A reforma das estações de Passageiros do Teleférico de Ubajara será realizada pela Construtora e Imobiliária Atualpa LTDA. As obras terão recursos orçamentários oriundos do Tesouro do Estado. No equipamento, serão investidos R$ 1.410.702,79.

Com uma concepção arquitetônica moderna, espacial, sem fugir às características naturais da região, a nova estrutura dará ainda um charme especial ao Parque Nacional de Ubajara, onde está localizado o bondinho. No Parque, distante 3km do centro da cidade e com 1.120m de extensão, o turista pode contemplar diversas formações rochosas como estalagmite e estalactites.

Este press release foi distribuido para toda a imprensa do Ceará que gentilmente o publicou às pencas, se é que existe penca de notícia; prefiro ruma. Pois bem; dá a impressão que esse povo pensa que a gente é doido, trouxa ou não tem memória. Faz coisa de um ano que foi feito o maior alarde sobre a reforma da estação de passageiros do teleférico de Ubajara. Um oba-oba que durou semanas e que agora volta à baila como se fosse grande novidade e sem um tijolo no lugar. E mais: estalagmite e estalactite são espeleotemas, como chamamos no estudo da geologia e têm um mundo de outras formações. Em Ubajara há, por exemplo, além do aí pobremente citado, agulhas,
helictites e heligmites,cortinas, escorrimentos, flores e diversos outros espeleotemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário