Prefeitos reivindicam facilidades para obras

Os prefeitos e governadores das cidades, que serão sede da Copa do Mundo de 2014, estiveram ontem reunidos com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília. Antes do encontro, gestores integrantes da frente nacional de prefeitos elaboraram uma “espécie” de carta conjunta.

Apenas, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e os governadores do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e do Ceará, Cid Gomes, não estavam presentes. Eles estão em viagem ao exterior.

O documento, que traz as reivindicações comuns a todos para facilitar a realização das obras até 2014, tem oito reclamações. A primeiro delas é a exigência dos prefeitos para que o governo federal dê as mesmas isenções oferecidas aos veículos de transporte público, movidos à energia alternativa: biodiesel e eletricidade, aos veículos biarticulados abastecidos com combustível comum.

Outro ponto, trata de uma maior celeridade às Câmaras Técnicas. Segundo a prefeita Luizianne Lins (PT), apenas, a de infraestrutura tem saído do papel. Essa Câmara de infraestrutura é a destinada a dar Mobilidade Urbana, obras referentes ao transporte, nas ruas, avenidas e rodovias.

Ao todo são nove Câmaras Técnicas que analisam a aplicação de recursos em todas as áreas. São elas: Saúde, Segurança, Sustentabilidade, Educação, Turismo, Tecnologia, Transparência e Estádios. A dos Estádios pertence mais diretamente aos governos estaduais, lembra a prefeita. “As outras estão paradas ou nas discussões ou nos tramites burocráticos”, disse a petista.

“Não é para passar por cima de nada. Só queremos um modelo que permita dar agilidade às obras que têm data marcada para serem concluídas”, afirmou a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, do PV. As Câmaras Técnicas são formadas por integrantes de diversos ministérios do governo federal, da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e da CEF (Caixa Econômica Federal) que deveria ser á ultima etapa para a liberação dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário