PCdoB: Comitê Central considera Fortaleza prioridade em 2012

Em reunião realizada no último final de semana, em São Paulo, o Comitê Central do PCdoB definiu Fortaleza como uma das prioridades do partido nas eleições de 2012. A legenda deverá lançar candidatura própria na capital cearense e em todas as grandes cidades do país. “A decisão de disputar as próximas eleições já não é mais só estadual. O Partido reforça nossa intenção de apresentar um projeto eleitoral ousado”, afirma Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), Presidente Estadual do PCdoB.
“Em 2012 viveremos um grande universo de disputa. Quase todas as capitais e as maiores cidades do país deverão sair com candidaturas comunistas disputando o cargo majoritário. A Bahia, por exemplo, deverá apresentar 70 candidatos. No Ceará, além de Fortaleza, lançaremos cerca de 40 nomes para disputar prefeituras nas diversas regiões do Estado”, projeta.
Durante a reunião, informa Patinhas, o Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, reforçou que o Partido tem uma história forte de ligação com Fortaleza, tem respaldo para disputar as eleições majoritárias e apresenta nomes fortes e respeitados como candidatos.
Para o Presidente Estadual do PCdoB, a decisão do Comitê Central de lançar candidatura própria em Fortaleza reforça a posição do Comitê Estadual tomada no final de fevereiro deste ano quando, quando foi anunciada a intenção de disputar a Prefeitura da capital cearense.
Dois nomes de credibilidade foram levantados pela direção nacional do PCdoB: Inácio Arruda e Chico Lopes. “Ambos têm grande aceitação em Fortaleza e têm uma trajetória de luta e identificação com a cidade”, considera Patinhas. O senador Inácio Arruda tem forte ligação com Fortaleza desde os tempos em que atuava no movimento comunitário e presidiu a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza. Arruda foi vereador e deputado estadual. Como deputado federal, foi relator do Estatuto da Cidade e disputou por três vezes (1996, 2000 e 2004) a Prefeitura de Fortaleza. Chico Lopes também possui forte identidade com Fortaleza, onde foi vereador por três vezes. Em 1998 foi eleito Deputado Estadual com expressiva votação na capital, que o reelegeu em 2002. Atualmente exerce seu segundo mandato de Deputado Federal.

Em busca de articulação

Após ratificada a intenção de disputar a Prefeitura de Fortaleza e já apresentar oficialmente os nomes dos possíveis candidatos, o PCdoB cearense entra em fase de articulação. “Agora iremos buscar alianças com o Governador Cid Gomes e os partidos da base aliada - PSB, PT, PMDB e PDT, entre outros. Temos uma trajetória de atuação em Fortaleza, nomes capazes de disputar e queremos apresentar um projeto para a capital cearense”, enumera Patinhas. Nacionalmente, o Comitê Central também irá se articular com as demais legendas de forma a intensificar os nomes comunistas para a disputa em Fortaleza.

Discutir Fortaleza

Após a confirmação de que a capital cearense é estratégica para o PCdoB, o Partido irá intensificar as ações para debater a cidade. “O Comitê Municipal de Fortaleza já vinha realizando debates para discutir os problemas e carências da cidade. Iremos reforçar a importância desses encontros e dar a eles ainda mais destaque. Outra ação importante neste processo será as discussões nas assembleias de bases, fase inicial das conferências municipais. Viveremos um grande revolvimento dentro do Partido, que precisa reforçar ainda mais suas relações com a população”, avalia Carlos Augusto.
O dirigente reforça que nestes encontros serão discutidas propostas para a Fortaleza da próxima década. “A cidade vive um momento único, com investimentos, obras de infraestrutura e muitas ações. Para nós, a capital cearense precisa avançar, acelerar o passo”, ratifica Patinhas.
O Comitê Central anuncia como prioridade para 2012, com grandes chances de vitória, além de Fortaleza, as cidades de Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Olinda (PE), cidade que irá para o 4º mandato comunista seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário