Parte do teto do Aeroporto Pinto Martins cai e fere dois

Placa de aço de dois metros cai de uma altura de oito metros e fere um homem e uma mulher no saguão do Aeroporto

O momento feliz de reencontrar amigos e matar a saudade quase virou tragédia no Aeroporto Internacional Pinto Martins, que recebe cerca de 6,2 milhões de pessoas. Ontem, uma placa de aço, de aproximadamente dois metros de extensão e 40 cm de espessura, caiu de uma altura de cerca de 8 metros e feriu duas pessoas. Felizmente, os danos físicos foram mínimos, os estruturais, entretanto, assustam passageiros. A reforma do terminal atingido só deverá acontecer após a Copa do Mundo de 2014.

“Isto é um absurdo, a pessoa dentro de um lugar, que recebe pessoas do mundo inteiro, é surpreendida por um pedaço do teto que caiu”, declarou Alexandre Magalhães. Ele foi atingido “de raspão” no nariz, e sua cunhada sofreu escoriações na perna. Apesar da sorte, a realidade poderia ser bem pior. Ao lado de Alexandre estavam sua esposa e o filho, de apenas 10 meses.

O atendimento prestado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), cerca de 10 minutos após o ocorrido, limitou-se às ações de primeiro socorros. Antes de ir embora, porém, Alexandre ainda sentia dores. O acidente aconteceu por volta das 9 horas, em frente à área de desembarque de voos domésticos, que logo depois foi isolada. Por volta das 16h30, a equipe de manutenção já desmontava os andaimes montados para os reparos.

MANUTENÇÃO
Informações disponibilizadas pela assessoria de comunicação da Infraero denominam o ocorrido como “lamentável”, sendo considerado como um incidente, por não ter tido consequências mais graves. A casualidade pode ter salvado a vida de três pessoas. Para alguns passageiros, confiar no acaso não parece ser um bom negócio. A cada seis meses, o italiano Enrico Rocha viaja ao Brasil para estar com a família. Segundo ele, a manutenção “inexistente” é um dos grandes problemas do Aeroporto.

“Para se ter uma ideia, desde janeiro a escada rolante não funciona. Não acredito que os problemas sejam tão sérios que não possam ser solucionados em quase 160 dias”, observou Enrico. Sua esposa, Patrícia Rocha, ponderou: “Tudo aqui é caro, do cafezinho ao estacionamento. Mesmo assim, a estrutura do teto pode cair em nossas cabeças a qualquer momento”. O controle estrutural do local, para ela, deveria ser feito diariamente.
A periodicidade das manutenções, preventiva ou corretiva, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, não foi divulgada pela Infraero. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por fiscalizar a estrutura do terminal e as condutas das companhias aéreas, não tinha conhecimento sobre o acidente até a tarde ontem.

reforma de terminal apos copa
Fortaleza já foi confirmada como uma das cidades subsedes da Copa do Mundo de 2014. Foi anunciado um investimento de R$ 279,5 milhões para ampliação do edifício garagem e ampliação do terminal de passageiros, que terá sua capacidade aumentada em 35%. Dados fornecidos pela Infraero dão conta de que a reforma do terminal de passageiros já existente – onde a placa do teto caiu – só acontecerá após o evento esportivo.

O titular da Secretaria Especial da Copa (Secop), Ferruccio Feitosa, ainda não tinha conhecimento sobre o acidente da manhã de ontem. Quando questionado sobre a reforma do terminal atual após a Copa, ele ressaltou que o contrato apresentado previa a “manutenção para o terminal já existente como forma de atender à demanda que será gerada”.

O edital de licitação para realização da obra de ampliação foi apresentado, em 24 de maio, e a previsão para início é o mês de outubro. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur), através de sua assessoria, declarou que o Governo não tem como intervir em acontecimentos dentro do Aeroporto.

Penso eu - Quem acompanha este blog e a coluna de papel do jornal O Estado não ficou surpreso com o evento no aeroporto. Faz anos que a gente avisa que o pardieiro nao tem mais condições de uso dentro da normalidade mas o último superintendente o senhor Baltoré - que não se perca pelo nome - disse que o Pinto Martins estava pronto para a Copa do Mundo de 2014. E xingou este humilde blogueiro pelos avisos e críticas. Taí. Aliás, já viram as esteiras rolantes paradas? QUase todas, de quatro que existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário