Opinião

Mercado Central e "sacola da vovó"
Passados os momentos mais tensos decorrentes da greve dos professores da Prefeitura, a Câmara Municipal de Fortaleza volta a sua normalidade. São muitas matérias em tramitação, realizações de sessões especiais, solenes e audiências públicas numa prova de que os 41 vereadores trabalham sintonizados com a dinâmica da Mesa Diretora.

A propósito, nesta semana, dentre outros, dois temas chamaram-me a atenção um abordado pelo vereador Acrísio Sena e o outro por seu colega Guilherme Sampaio. Acrísio Sena defende que o Mercado Central seja vinculado a estrutura da Secretaria de Turismo de Fortaleza – Seturfor. Iniciativa oportuna, já que pois o novo Mercado é a cara dos turistas. Além disto está localizado no Centro Histórico, ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza (que está lindíssima à noite pois acaba de ganhar iluminação que lembra a Notre Dame de Paris - mas isto é assunto para outro comentário, quando mostrarei o trabalho hercúleo do pároco padre Claírton Alexandrino de Oliveira em tempo de Fortaleza Bela)...
O Mercado Central também fica vis-à-vis com o Quartel da 10ª Região Militar/Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção e muito próximo do bonito conjunto arquitetônico da área da Secretaria da Fazenda do Estado, sem esquecer da proximidade do Centro Dragão do Mar e do Histórico Seminário da Prainha, prédio da Alfândega, Teatro São José e Igreja de Nossa Senhora da Conceição no outeiro da Prainha. E logo mais, em seu entorno, estará o maior atrativo do governo Cid Gomes: o decantado aquário da Praia de Iracema e, com isto, a área sem dúvida voltará a ter a revitalização turística tão almejada. Também ficam nas proximidades, subindo a rua Conde D’Eu: a Praça dos Leões, com a estátua da Rachel de Queiroz, Palácio da Luz, Igreja do Rosário, Palácio Senador Alencar/Museu do Ceará e a Praça do Ferreira – ícone da Cidade. O Mercado Central em si é uma grande atração turística com variado e rico artesanato além dos múltiplos produtos regionais que encantam o paladar dos turistas. Uma festa1! Vinculá-lo à Secretaria Municipal de Turismo é medida cabível. O presidente Acrísio Sena está no rumo certo.

Já o vereador Guilherme Sampaio trata da “sacola da vovó” ideia positiva que defende desde 2007 quando vem discutindo a necessidade da substituição das sacolas de plástico por uma sacola retornável, não poluente. Ou seja, educar a população e os comerciantes a utilizarem embalagens que não causem impactos ambientais, a exemplo do que já vem ocorrendo em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Valeu, Guilherme, a natureza agradece.

Paulo Tadeu - Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário