Nordeste é maior desafio para plano antimiséria de Dilma

O plano “Brasil sem miséria”, que visa acabar com a pobreza extrema de mais de 16 milhões de brasileiros até 2014, terá no Nordeste o seu maior desafio. Apenas nos nove Estados da região, a iniciativa da presidente Dilma Rousseff, lançada nesta quinta-feira (2), tentará melhorar a situação de 9,6 milhões de pessoas.
LEIA MAIS
"Estado precisa correr atrás da miséria", diz Dilma
Brasil sem Miséria quer retirar 16 milhões da extrema pobreza até 2014
Inclusão produtiva de famílias em extrema pobreza é eixo do Plano Brasil sem Miséria

O número compõe 59% dos brasileiros com renda per capita de até R$ 70 por mês. Os nordestinos com essas dificuldades somam 52% no meio rural e 48% nas cidades.
Nas regiões Sul e Sudeste, estão 21%, ou mais de 3 milhões de pessoas, em pobreza extrema. Norte e Centro-Oeste compõem os 20% restantes. O plano, visto como uma complementação ao programa Bolsa Família, buscará ampliar a renda familiar, ampliar o acesso a serviços públicos e criar oportunidades para os brasileiros mais pobres. Ações diferentes serão implantadas na cidade e no campo.
A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, afirmou que serão implantadas medidas para distribuição de água e de sementes em áreas rurais para atendimento de 750 mil famílias. O programa Luz para Todos também chegará a 257 mil famílias extremamente pobres. Nas cidades, haverá oferta de cursos profissionalizantes e iniciativas de micro-crédito, que ainda estão em fase de finalização.
O plano também enfrentará a pobreza extrema de jovens. Desses, 51% têm até 19 anos de idade. No aspecto racial, 71% dos extremamente pobres brasileiros são negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário