Negociação - Cid Gomes reúne-se com bancada e ministros

Após um encontro com a bancada federal cearense, o governador Cid Gomes (PSB) reuniu-se ontem, em Brasília, com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati. Durante a reunião foram apresentados pleitos do Ceará. De acordo com Cid, após a conversa com os parlamentares cearenses, ficou acertado que ao invés de cada deputado apresentar uma demanda individual, seria apresentada uma demanda coletiva para o Estado. “Procuramos facilitar o trabalho da bancada e em vez de ficar cada deputado enviando seu pleito, procuramos encaminhar um pleito coletivo, da bancada inteira do Ceará. Nós conseguimos isso graças à competência e o desprendimento dos representantes na Câmara e no Senado”, justificou Cid. O governador acrescentou que vai reforçar o espaço do Ceará no que diz respeito à distribuição de espaço no Governo Federal. “É natural que se tenham representantes de vários estados nas instituições, mas nós não podemos deixar de reforçar que queremos discutir um pleito de ações, de investimentos estruturantes, com uma posição uníssona, no que reflete o Ceará em relação à base de apoio do governo da presidenta Dilma”, explicou Cid.

Durante a audiência com a ministra Ideli Salvati, Cid reiterou a disposição de colaborar com o Governo Federal na articulação com a bancada. “Já vinha procurando fazer isso e como mudou o Ministério, renovei minha disposição”, disse o Governador.

Reforma Tributária
Sobre a proposta de Reforma Tributária apresentada pelos governadores do Norte e Nordeste, Cid Gomes disse que aguarda, juntamente com os demais chefes do Executivo o convite do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para a discussão da proposta. “Nós entregamos à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Guido Mantega e ele ficou de analisar as propostas e discuti-las conosco”, explicou.

Saúde
Pela manhã, o governador Cid Gomes participou de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No encontro, discussão sobre os investimentos para construção e área de pesquisa da Fiocruz, no polo tecnológico de saúde que o Governo Estadual está incentivando. “Estamos falando em recursos da ordem de R$ 60 milhões para implantação da área de pesquisa e dos equipamentos para essa unidade da Fiocruz”, afirmou Cid. Durante a reunião, o governador conversou com o ministro sobre o apoio para o financiamento do Hospital Regional do Cariri.

Sobre a aquisição dos equipamentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Cid Gomes solicitou ao ministro a liberação de emendas já previstas no orçamento deste ano. “O Ceará, através da parceria com o Governo Federal está construindo 32 UPAS. Onze já estão em execução e outras 21 já contratadas”, resumiu. As UPAS vão funcionar 24 horas.

Bancada cearense
A bancada federal do Ceará reuniu-se com o governador Cid Gomes em Brasília. Segundo o coordenador da bancada federal, o deputado Arnon Bezerra (PTB-CE), foi um encontro produtivo, mas foi direcionado para a questão dos cargos federais no Estado.
A reunião foi muito produtiva e dá continuidade aos encontros da bancada. Nesta reunião nós entregamos ao governador a relação dos cargos federais para o Ceará. “São mais de trinta cargos, porém muitos serão mantidos”, disse. Questionado sobre as modificações, ele citou o caso do Dnit, Conab e Docas. Disse que o Ceará quer manter a diretoria do Banco do Nordeste que tem direito (diretoria de Desenvolvimento, ocupada pelo professor José Sydrião de Alencar Júnior).

O encontro não contou com toda a bancada federal. Após o almoço, o coordenador acompanhou o governador, assim como outros parlamentares, para um encontro com a nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, onde informou a pretensão da bancada federal. Os nomes serão entregues noutra oportunidade. “Na semana que vem, vamos marcar um encontro para entregar esta relação à ministra”, disse.

VERSÃO DA OPOSIÇÃO
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) afirmou na noite de ontem que a reunião entre a bancada federal do Ceará e o governador Cid Gomes foi “objetiva, produtiva e descontraída”.
Segundo ele, que é oposicionista tanto do governo Dilma, como do governo Cid, a pauta do encontro – que teve como objetivo colher junto aos parlamentares a sugestão de nomes para levar até a Presidência da República, a indicação dos cargos na estrutura federal do Estado – ocorreu “dentro do objetivo e sem nenhum impasse”, disse.

Mas o tucano ressaltou que a lista elaborada em conjunto entre o governador e a bancada não teve a participação dele nem do colega de ninho, Manoel Salviano. “Não fiz nenhuma crítica”, falou. Mas “terei toda a liberdade de criticá-los” assim que tomarem assentos, observou. Gomes de Matos elogiou ainda a escolha de Jurandir Santiago para a presidência do BNB (Banco do Nordeste). “A escolha de Jurandir foi um ganho”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário