Municípios do Nordeste tiveram os maiores ganhos na renda por pessoa

Pesquisa revela que país ficou menos desigual na década passada.
Por: Luciano Augusto do site cearaagora.com

Dados do Censo Demogrático do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil ficou menos desigual na década passada. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo (19), a comparação da renda média domiciliar per capita em 2000 e 2010 mostra que municípios do Nordeste tiveram os maiores ganhos na renda por pessoa, enquanto cidades paulistas lideram a lista das que menos avançaram na década.

De acordo com o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Sabóia, a melhora substancial na distribuição regional dos rendimentos ocorreu graças especialmente ao desenvolvimento de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e ao aumento do salário mínimo, que variou 70% na década, descontada a inflação.

A reportagem da Folha destaca ainda que considerando apenas os municípios com mais de 100 habitantes, entre os 50 que mais avançaram, metade são nordestinos e apenas um paulista (Franco da Rocha). Na década passada, os domicílios paulistas registraram o menor crescimento entre todas as unidades da federação (apenas 3%).


*Com Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário