Municípios de Iguatu e Crateús foram selecionados por edital público do MDS

Para fortalecer o enfrentamento à extrema pobreza, promover a segurança alimentar e nutricional e o combate ao desperdício, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) disponibilizou R$ 4,5 milhões para implantação de Bancos de Alimentos. Por meio de edital público, os municípios cearenses de Iguatu e Crateús foram selecionados e receberão cada um até R$ 450 mil.
Essas unidades têm como função captar produtos que perderam o valor comercial e não o nutritivo, como explica o diretor substituto da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Antônio Leopoldo. “Os bancos funcionam como um intermediário na captação de doações de alimentos e na distribuição junto à rede de entidades de proteção e promoção social. Não é servida alimentação diretamente nem refeições, mas sim feita a entrega de alimentos de forma complementar à alimentação oferecida no âmbito dessas entidades sociais.”
O financiamento servirá para a construção do prédio, aquisição de equipamentos, móveis e utensílios. A manutenção e a gestão serão de responsabilidade da prefeitura.
Um dos requisitos para receber o recurso do Governo Federal é ser operador do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Os critérios de pontuação priorizaram áreas com maior concentração de população em situação de pobreza e extrema pobreza, e o incentivo ao desenvolvimento de atividades de formação e qualificação profissional na área de alimentação, nutrição e gastronomia junto às famílias inscritas no Cadastro Único – base de dados usada para seleção dos beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
Programa
Os Bancos de Alimentos são unidades de abastecimento e combate ao desperdício. Auxiliam na distribuição dos gêneros alimentícios do PAA, além de se caracterizarem como importante espaço de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Atuam na doação às entidades socioassistenciais pertencentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e contribuem para o abastecimento das Cozinhas Comunitárias, Restaurantes Populares e escolas.
Com apoio do MDS, já foram criados, em todo o País, 67 Bancos de Alimentos, dos quais três no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário