Mucuripe - Infraestrutura facilita exportação de frutas

Principal ponto de partida para o continente europeu, o Porto do Mucuripe foi mencionado pelo diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mário Jorge Cavalcanti, como importante facilitador para a exportação de frutas à Europa. Além de sua importância, foi apresentada a infraestrutura do Porto de Fortaleza, na reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto) realizada ontem.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Viriato de Saboya Neto, o Porto do Mucuripe está devidamente estruturado para atender as necessidades dos produtores cearenses. Juntos, o Porto do Mucuripe e do Pecém já são responsáveis por 51% das exportações de frutas do Brasil, principalmente, dos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia.

linha regular
O Porto do Mucuripe possui uma linha regular que atraca, semanalmente às quintas-feiras, de meio-dia às 18 horas. Em sua estrutura, 240 tomadas frigoríficas fazem a refrigeração das frutas e duas câmaras refrigeradas destinam-se à inspeção dos contêineres pelos órgãos fiscalizadores. Com a conclusão da obra de dragagem de aprofundamento, prevista para o final de julho, o calado será ampliado para 14 metros de profundidade. Também serão construídos dois novos armazéns na retroárea da área alfandegada e um novo sistema de combate a incêndio. Segundo Flávio Viriato, também foi iniciado o processo de licença ambiental para a construção do novo terminal de passageiros, que deverá estar pronto em 2013, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário