Modernização dos serviços é a prioridade da Assembleia

Em menos de um semestre à frente da administração da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Cláudio (PSB) já fez algumas mudanças na Casa que, na opinião dos deputados mais antigos no Parlamento cearense, demonstram o seu estilo de presidir a Casa. Dentre as novidades anunciadas por Roberto Cláudio está o concurso público ainda neste ano.

Ele assumiu o comando da Casa após duas administrações, que para a maioria dos deputados, marcaram a Assembleia. Os ex-deputados Marcos Cals (PSDB) e Domingos Filho (PMDB). Tanto Cals quanto Domingos, ficaram na presidência por quatro anos. O mandato de presidente da Assembleia é de dois anos, podendo ser reeleito até o fim da legislatura, ou seja, por mais dois anos.

Marcos Cals presidiu a Assembleia na época do governo de Lúcio Alcântara, 2003 a 2006. Foi o tucano quem implantou a TV Assembleia, permitindo que as sessões e outras atividades fossem transmitidas ao vivo para os cearenses. "Um marco histórico, difícil de ser superado", observa o deputado Heitor Férrer (PDT).

Foi também na gestão de Marcos Cals que iniciaram as primeiras modificações no espaço físico da Assembleia, alterações que ganharam maior dimensão quando Domingos assumiu o comando da Casa em 2007, construindo o Complexo de Comissões e a implantação da FM Assembleia, dentre outras obras.

Comissões

"Domingos Filho sequenciou a ação de Marcos Cals, com a edificação das salas das comissões com exemplar funcionalidade, a instalação da rádio Assembleia, que põe diariamente a programação do Legislativo no ar. Foram duas administrações incomparáveis", destaca o tucano Fernando Hugo.

Agora, a administração de Roberto Cláudio, na avaliação de alguns, está mais preocupada com a tecnologia, em dar mais condições de trabalho tanto aos servidores quanto aos parlamentares, além de tornar as ações da Casa mais dinâmicas.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo presidente da Assembleia foi levar para mais perto do plenário uma consultoria técnica para auxiliar os deputados. Ele também mudou a logomarca do Legislativo cearense, que foi substituída pelo brasão do Estado do Ceará.

Assim que assumiu a presidência tratou de iniciar um estudo para definir as necessidades dos servidores em alguns espaços daquele Poder. O resultado desse levantamento foi o concurso para 100 vagas, sendo 63 para chamamento imediato e 37 para cadastro de reserva.

Outra mudança foi um programa de gestão para o Legislativo cearense, que prevê programa de estágio para estudantes universitários, a digitalização dos documentos, reforma administrativa, atualização cadastral dos funcionários e a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade. "Foi feito o corpo da Assembleia e agora Roberto Cláudio está cuidando da alma do parlamento", pontua Heitor Férrer (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário