Metralhadora giratória


Cid dispara contra Câmara: antipoder, ditadura da minoria e espaço ruim

O governador do Ceará concorda com o irmão, Ciro Gomes, sobre a Casa, que estaria baseada na "antimeritocracia".
O governador Cid Gomes, em entrevista ao programa É Notícia, exibido na madrugada desta segunda-feira (13), fez críticas ao funcionamento da Câmara Federal, quando perguntado sobre a trajetória política do irmão, Ciro Gomes. A exemplo de Ciro, à época deputado federal, que afirmou não aguentar mais frequentar a Casa, em 2009, em referência aos discursos fragmentados e em excesso, Cid corrobora: "é o antipoder".

"A Câmara federal é o antipoder, porque é muita gente, 513 deputados. Quando você começa a conhecer metade dos seus colegas, acabou o mandato. Diferente de uma Assembleia [Legislativa], que são 46, ou mesmo de um Senado, que são 81. Você não consegue ter oportunidade de falar. Quer dizer, o Parlamento, de parlar, parlare, falar, não há oportunidade. Se você quiser falar em um grande expediente, é uma vez a cada seis meses, para conseguir uma vaguinha", disse.

O chefe do Executivo cearense exerceu dois mandatos de deputado estadual, mas não passou pela Câmara Federal. Ainda assim, com a experiência do irmão, afirma no Palácio do Congresso Nacional não há espaço para legislar e que virou a ditadura da minoria. "Você não legisla, não parla, não tem espaço para legislar. A Câmara Federal virou a ditadura da minoria. Só se vota aquilo que é consensual. Eu tô falando como regra. Aqui e acolá tem uma disputa, mas é muito raro. O regimento da Câmara é feito para não funcionar."

Cid Gomes concorda com Ciro sobre os trabalhos do Parlamento. Para o governador do Ceará, impera na casa a antimeritocracia. "O mérito lá, na Câmara, é o contrário. Se você é muito bom, em determinada coisa, você não é ideal para aquele lugar. O ideal para aquele lugar é outro tipo de gente. É a antimeritocracia a partir dessas maiorias partidárias, sem identidade ideológica, feitas em função de conjunção de interesses. É um espaço muito ruim para você exercitar vocações. Ciro tem absoluta razão", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário