Lenhador captura ladrão e arrasta-o com carroça até delegacia, no Rio Grande do Sul

Indignado por ter seus instrumentos de trabalho furtados de dentro da própria casa, um lenhador capturou o ladrão e o arrastou por cerca de 300 metros, puxado por sua carroça. A cena inusitada para quem vive em grandes centros urbanos ocorreu na cidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no último domingo (5).
Já era o final da noite quando Gilson da Silva bebia cerveja em um bar próximo de casa, no bairro Vera Cruz, e soube que sua residência tinha sido invadida. No momento em que chegou ao local, constatou que uma motosserra, um machado e uma marreta haviam sumido. Logo em seguida, viu que seus vizinhos tinham capturado César Augusto Nunes, 25, autor do furto.
“Muito nervoso”, como contou mais tarde à polícia, e com ajuda da vizinhança, o lenhador amarrou Nunes pelos pés e pela cintura na carroça e iniciou o trajeto até a delegacia.
Durante o trajeto, Nunes tentou fugir algumas vezes, mas a multidão o recapturava e o colocava novamente para ser arrastado pela carroça. Na terceira recaptura, os planos de Silva foram interrompidos com a chegada da Brigada Militar, que levou ladrão, vítima e vizinhos à delegacia de polícia.
Nunes foi atendido no hospital com diversos cortes pelo corpo. Ele, que possui quatro passagens por furto, foi encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre, e está à disposição da Justiça.
Segundo o delegado titular da 2ª DP de Gravataí, Rolland Short, o lenhador pode ser indiciado por exercício arbitrário das próprias razões. “As pessoas agem como justiceiros. Mas há um Estado para fazer isso”, afirmou. De acordo com ele, esse tipo de “justiça feita pelas próprias mãos” é uma prática corriqueira no interior.
Silva, que conseguiu reaver seus objetos furtados, foi autuado com base na Lei 9.605, de 1998, que trata de crimes ambientais, e assinou um termo circunstanciado, pois não tinha permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para utilizar a motosserra.

Penso eu - Por favor, leia de novo. O cara que teve sua casas arrombada e roubada, pode ser indiciado por fazer o que a Polícia não faz; prender criminosos. Depois,foi feito um BO contra ele porque tinha em casa uma moto serra e não tinha permissão do Ibama para utiliza-la. Quer dizer que alguem pode ser priminalizado por...deixa pra lá. Essa merda é Brasil mesmo.

Um comentário:

  1. O Delegado estava brincando. É claro que o ladrão vai ser solto em seguida, pois roubava de alguém que infringia a lei também!!!

    ResponderExcluir