Landim anuncia visita ao Ministério da Integração Nacional

O deputado Welington Landim (PSB) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (28/06), que recebeu telefonema do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, convidando uma comissão de deputados estaduais para visitar o Ministério. O objetivo é tratar das obras federais em curso no Ceará – a transposição do rio São Francisco e a construção da ferrovia Transnordestina.

O parlamentar lembrou que, quando foi relator da Comissão de Acompanhamento das obras do PAC no Ceará, teve a responsabilidade de ir aos locais das construções e receber os responsáveis pelas obras, além da documentação dos ministérios. “Nosso relato foi inteiramente verdadeiro. Apontamos as obras atrasadas, o percentual dos serviços e o que foi pago. Todos os secretários, ministérios e executores receberam cópias do relatório encaminhadas por nosso gabinete”, frisou.

De acordo com o deputado, as obras começaram a dar sinais de que iriam atrasar e comprometer a entrega final no final do ano passado. “Nada pessoal. Mas duas grandes obras passam pela minha região, o Cariri, e recebo da população uma cobrança muito grande. Por isso minha preocupação com o tema.”

Welington Landim acentuou que a transposição do São Francisco deveria ter as suas licitações publicadas em 2007. Porém, alguns trechos ainda aguardam publicação de editais. “Os lotes sete e 15 foram publicados e revogados em 17 de dezembro de 2010. Os de número oito, 15, 16, 17, e 18 e cinco deveriam ser licitados em 2007, mas ainda hoje aguardam o lançamento de editais”, assinalou.

Welington Landim disse que, em 2009, procurou o Ministério. Foi informado que os editais previstos entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010 seriam publicados em março do ano passado. Porém, isso não aconteceu. “Mandei um novo documento e responderam que do lote cinco está em elaboração e com previsão para ser publicado no segundo semestre desse ano”, acrescentou.

O deputado informou que as obras estão com atraso de três anos e ainda serão analisadas pelo Tribunal de Contas da União. “Uma reportagem do O Povo, escrita pela jornalista Marcela Belchior, oferece um norte importante. Realmente, a transposição está parada. Em Penaforte, onde é executado o lote quatro, todas as pessoas foram demitidas. Eram 500 trabalhando no trecho ligando Pernambuco ao Ceará. O lote seis, que estava adiantado, diminuiu a intensidade das obras. Retirou-se a construtora EIT e ficou só a Delta. Estamos com a metade dos operários do ano passado”, avisou.

O deputado avaliou ainda que a construção da Transnordestina “é de fazer pena”. Segundo ele, a ferrovia foi dada como inaugurada pelo presidente Lula, mas agora parou um lote inteiro, e o outro está pela metade. “Assembleia não tem culpa se o rumo tomado foi diferente do previsto”, pontuou. “Apesar dos atrasos vamos marcar com a Mesa Diretora uma ida a Brasília para ser recebido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e tratar do assunto”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário