Grande operação feita pela PF, flagrando falsos PFFs na Capital e Interior


A Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte/CE deflagou, na manhã de hoje, a Operação Alegoria da Caverna, através da qual são investigados os crimes de posse e porte ilegal de armas, uso indevido das armas nacionais, falsificação e uso de documentos, usurpação de função pública, invasão de domicílio, injúria racial e quadrilha.

Durante as investigações, comprovou-se que o METROFOR formou uma milícia armada que utiliza fardamento e carteiras funcionais da “Polícia Ferroviária Federal”, um dos órgãos de Segurança Pública da União que estão previstos no art. 144 da Constituição Federal mas que, no entanto, ainda não foi criado por lei.

Foram cumpridos Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal em Juazeiro do Norte/CE na sede do METROFOR, em Fortaleza/CE, e em um imóvel utilizado por empregados da empresa no município de Crato/CE.

Ao final da operação foram apreendidos coletes, fardamento com a inscrição “Polícia Ferroviária Federal” e com a indevida utilização das armas nacionais, 36 armas de fogo, munição, algemas, carteiras funcionais falsas e um emblema. Em Juazeiro do Norte foram presos em flagrante três empregados do METROFOR. Um dos conduzidos chegou a ser flagrado no interior do Metrô do Cariri “fardado” e em plena usurpação da função pública.

A operação foi batizada com o título de um dos textos do filósofo Platão em referência à falsa impressão da realidade passada à população que acreditava que os homens fardados e armados no interior do Metrô do Cariri fossem agentes do estado no exercício de seu poder de polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário