Gramado do PV ganha sistema de irrigação automatizado


O novo processo de irrigação é feito com base no calendário de jogos

Palco dos principais jogos até 2013, o PV conta agora com um processo de irrigação modernizado e automatizado, com aspersores distribuídos, de forma geográfica, em dez setores. Segundo o Coordenador de Equipamentos da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), Ciro Thiago, o novo processo de irrigação é feito com base no calendário de jogos que o estádio recebe. “Isso permite um agendamento do sistema, um aproveitamento e uma melhor da água e o cumprimento do horário de irrigação”, avalia o coordenador.

Para ele, a vantagem deste tipo de irrigação é há poucos desgastes no sistema. “Antes, era preciso ficar arrastar os canos de um lado para o outro, o que provocava desgastes e vazamento dos materiais. Os aspersores subterrâneos também evitam o ressecamento causado pelo sol”, explica Ciro. Apesar das mudanças, o campo – que passou por um processo de nivelamento, compactação do solo e replantio da grama – manteve a drenagem natural.

Dimensões

Além da mudança no sistema de irrigação, as dimensões do gramado também sofreram alterações com a reforma. Antes, o campo do PV tinha as medidas máximas permitidas pela FIFA: 110 m de comprimento por 75 m de largura. A mudança ocorreu porque o estádio ganhou quatro novos degraus de arquibancadas, aumentando a capacidade para mais de 20 mil lugares, mesmo com a instalação de cadeiras individuais.

Hoje, o campo do PV conta com uma medida oficial de 105 m X 71 m. O tamanho é semelhante às dimensões encontradas nos principais estádios do Brasil, como o Engenhão, no Rio de Janeiro (105m X 68m); ou o da Vila Belmiro (105,8m por 70,3m) e o Pacaembu (104m X 68m), ambos localizados em São Paulo.

Para o Secretário, Evaldo Lima, as dimensões do campo do PV nada ficam a desejar quando comparadas com outros importantes estádios do Brasil. “A impressão que nós temos é que o gramado é menor do que observamos, já que aproximamos mais ainda o torcedor do campo de jogo”, explica o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário