Governo do Estado entrega 300 cisternas de placas em Ararendá

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entrega 300 cisternas de placas para o município de Ararendá. A inauguração das cisternas será feita pelo secretário da SDA, Nelson Martins, na próxima sexta-feira (17), a partir das 18 horas, na comunidade Cabelo do Negro que foi contemplada com 47 cisternas.

A iniciativa faz parte do projeto de universalização do acesso a água e é fruto de uma parceria entre SDA e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Estão sendo construídas 49 mil cisternas residenciais e 28 escolares em 116 municípios do semiárido, com abastecimento feito por carro pipa, nos treze territórios rurais do Estado. Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água. O investimento total do projeto é de R$ 84.564.632,92 milhões, sendo 50% do Governo do Estado e 50% do MDS.

Para a construção das cisternas, a SDA trabalha com parcerias de entidades sem fins lucrativos e organizações não governamentais. Foram realizados 12 cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), envolvendo 300 famílias e uma capacitação para os pedreiros construtores das cisternas. Segundo o Secretário Nelson Martins, faltam aproximadamente 75 mil cisternas para universalizar o abastecimento d'água até 2014. “Já encaminhamos proposta para o ministério com a proposta de mais 52 mil cisternas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário