A Globo coloca o telespectador para TRABALHAR PRA ELA

Em mais uma atitude que visa estreitar relações com a classe C, a Globo levará para São Paulo o "Parceiro do SP", pelo qual os próprios telespectadores passarão a produzir conteúdo para o telejornal SPTV. Ao todo, 14 pessoas de sete regiões farão coberturas locais, passando informações sobre seus próprios bairros. Moradores com níveis diferentes de instrução e classe social poderão se inscrever a partir da próxima semana, de acordo com o Comunique-se.

O projeto começou no Rio de Janeiro com o RJTV e, depois de São Paulo, irá também ao Distrito Federal. "O ‘Parceiro do SP’ vai estreitar ainda mais a relação do SPTV com a comunidade, trazer os detalhes sobre assuntos importantes de cada região, os temas que mais mobilizam os moradores e revelar para nós um olhar que só quem vive no lugar pode ter", explicou Cristina Piasentini, diretora de jornalismo da TV Globo São Paulo.

Na capital paulista, as inscrições estarão abertas entre 6 e 12 de junho pelo site do SPTV. Os interessados têm de ser maiores de 18 anos, com ensino médio completo e ser morador de Diadema, Franco da Rocha, Freguesia do Ó, Guarulhos, M’Boi Mirim, Osasco ou São Miguel Paulista.

Para conseguir a vaga os candidatos serão avaliados em português, conhecimentos gerais, raciocínio lógico e redação, e passarão ainda por dinâmicas em grupo. Serão jornalistas da emissora que acompanharão o processo e, depois da escolha, os finalistas passarão por um curso sobre técnicas jornalísticas.

Em maio, o Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio de Janeiro (Arfoc) questionaram a Globo por causa do projeto, que seria uma tentativa de precarizar o mercado. Mas a emissora respondeu que não houve redução do quadro de funcionários e que todo o trabalho é coordenado por jornalistas.

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