Fortaleza faz homenagem a São Pedro dos Pescadores

A abertura da alta-estação de Fortaleza vai prestigiar o primeiro patrimônio imaterial da cidade: a Festa de São Pedro. No próximo dia 25, dando início às celebrações em homenagem ao padroeiro dos pescadores, a Prefeitura realiza uma festa de ritmos e cores.

A festa começa, às 20h30, com o colorido e agitação das quadrilhas juninas. Após as apresentações, é a vez do grupo Som do Norte soltar o xote. E pra finalizar a festa, no palco armado na praia do Mucuripe, a Orquestra Sanfônica de Fortaleza vai levar o arrasta-pé pra festa junina, com grandes nomes da música brasileira participando do espetáculo musical: Chico César, Fausto Nilo e as Chicas (no grupo estão duas netas de Luiz Gonzaga).

A partir do dia 26, sempre às 18h30, os fieis assistirão às missas na Igreja de São Pedro, no Mucuripe. Logo após, no entorno da igreja, diversas apresentações artísticas garantirão a animação.

O padroeiro também será celebrado no dia 29, com procissões marítimas partindo da Barra do Ceará e do Mucuripe. No Mucuripe, uma missa campal, a partir das 7h da manhã, reúne uma multidão de fiéis no calçadão da Avenida Beira-mar, próximo à Colônia dos Pescadores. De lá, a imagem do santo segue para a procissão das jangadas.

A celebração

A Prefeitura Municipal de Fortaleza apoia e celebra a festa de São Pedro que, juntamente com o saber e fazer em torno da pesca artesanal nas areias do Mucuripe, incluindo a própria igrejinha de São Pedro e seu entorno, constituem o primeiro bem imaterial tombado da cidade.

Manifestação da cultura tradicional popular, a festa acontece desde 1932 e, de acordo com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic), é reconhecida pelo ritual que marca a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e outras práticas da vida social.

A programação completa pode ser conferida no portal da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br ou no site da Secultfor www.fortaleza.gov.br/cultura

SERVIÇO: Festa de São Pedro dos Pescadores

Data: 25 a 29 de junho

Horário de início: 20h30

Local: Entorno da Igreja de São Pedro dos Pescadores - Mucuripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário